Academia   Seminários
 
 
 
 
     
 
26.nov.2014
Chromecast, Second Screen

Será o Chromecast o futuro do second screen?


"O Chromecast é um dispositivo de transmissão de multimédia em fluxo contínuo do tamanho de um polegar que pode ligar à porta HDMI da sua TV. Basta utilizar um telemóvel ou um tablet Android, um iPhone®, um iPad®, um portátil Mac ou Windows, ou um Chromebook para transmitir o seu entretenimento favorito e aplicações diretamente para o grande ecrã."
 

Está é a definição que está na página do Chromecast na sua versão Portuguesa sobre o dispositivo lançado em Maio deste ano pela Google, basicamente já é possível de forma barata, por 35€, transmitir os conteúdos que vê no seu PC, tablet ou smartphone directamente na TV, já que uma das funcionalidades principais é o espelho do que está a passar no seu dispositivo. Mas não fica por aí...

Além da funcionalidade de espelho, permite que muitas aplicações utilizem o Chromecast como apoio, permitindo que se possa utilizar o aparelho móvel enquanto está a passar o conteúdo na TV, outros permite aumentar as potencialidades do que se vê hoje na TV.

Uma das grandes discussões a nível mundial sobre a TV e a forma como a vemos é o segundo ecrã, segundo um estudo recente da Nielsen, já 84% dos americanos usam um segundo ecrã enquanto vêem televisão, o que torna um pequeno dispositivo como o Chromecast com um potencial de reinventar a forma como se vê a televisão e como poderão ser transmitidas as emissões de televisão no futuro.

Um dos exemplos recorrentemente referido é a aplicação Google Play Movies, que já tem funcionalidades dignas de Second Screen, a aplicação apresenta cartões sobre os actores assim que eles aparecem no ecrã e cartões onde se pode ver a música que está a tocar naquele instante. Estas funcionalidades já estão disponíveis nos principais programas de televisao do Google play.
 
Second Screen

Mas existem mais aplicações que suportam o Chromecast, a lista, não oficial, pode ser consultada em: Lista de Apps que utilizam o chromecast
Não se pense que o Chromecast é o único ou o primeiro, a Apple TV foi o percursor deste tipo de equipamentos e o Chromecast valida a opção da Apple neste segmento de hardware. Mas os gigantes como a Amazon com o Fire TV Stick, que foi lançado muito recentemente, a Microsoft com o seu Wireless Display, o popular Roku Streaming Stick ou o Mozilla Matchstick, da dona do Firefox, já estão presentes no mercado.

O Chromecast chegou num estado já maduro para confirmar que o futuro da TV pode passar por aqui é, caso não pretendem grandes utilizações, podem utilizar o Chromecast somente para fazerem as vossas apresentações públicas.

 



 


Links


 










 


Artigos Relacionados


3.jan.2012
Consumidores desconfiam do Facebook para fazer compras
 

 

3.jan.2012
Alvo apetitoso para Remarketing: consumidores que deixam a compra a meio
 

 

26.mar.2008
Também no Reino Unido se vai à Net antes de ir à loja
 

 

28.fev.2008
Comprar ou Ir às Compras?
 

 

30.mai.2008
Abandonos do carrinho de compras aumentam no último ano
 


 

 
Autores
     
     
    Ver Todos  
 
Formação Inesting