23.jul.2013
Hashtag Facebook

Afinal para que servem as hashtags no Facebook?


Desde o mês de Junho que o Facebook introduziu as hashtags na sua plataforma. Posto isto, há uma pergunta que se impõe: o que são e para que servem as hashtags?

Em primeiro lugar, uma hashtag não é nada mais nada menos que uma etiqueta. Tal como as que são utilizadas no YouTube ou nos blogs e o Twitter e o Instagram através de uma codificação manual em texto. Resumidamente é uma maneira de catalogar mensagens por temática e facilmente organizar a informação. O Facebook decidiu seguir a tendência de outras redes (onde é que foi que nós já assistimos a isto?) e implementar também esta funcionalidade.
 
Quem está familiarizado com o Twitter ou o Instagram, há muito se habituou a ver algumas palavras precedidas do símbolo # (em português: cardinal; ou em inglês: hash). Quem viu este tipo de codificação deve ter notado que estas palavras surgem como hiperligações. Ao clicarmos nessas ligações somos enviados para uma listagem onde podemos ver outras publicações que utilizaram a mesma hashtag. No Facebook é exactamente igual. Ao clicarmos na palavra hiperligada é nos mostrada uma listagem de mensagens publicadas por perfis e páginas onde determinada hastag foi usada.
Assim, é possível acompanhar em tempo real as conversas/mensagens que estão a ser publicadas sobre uma mesma temática. É possível ainda identificar as tendências do momento ou agentes de interesse que devemos seguir. É uma ferramenta útil para quem está a gerir a presença de uma marca nas redes sociais e tomar contacto com outras visões sobre o tema e, também, passar a aparecer nestas listagens e deste modo amplificar o alcance das suas publicações.
Durante o primeiro mês de vida desta funcionalidade já se assiste a várias tendências na utilização de hastags em publicações:
 
  • 56% das 100 principais marcas no Facebook passaram a utilizar hashtags nas suas publicações;
  • 38% das 100 principais marcas no Facebook utilizaram hasgtags em pelo menos duas das suas publicações;
  • 18% das 100 principais marcas no Facebook fizeram uso as hastags mais de 5 vezes;
  • 6% das 100 principais marcas no Facebook utilizaram as hastags em mais de 10 das suas publicações.
O facto das as hastags passarem a ser utilizadas no Facebook permite às marcas uma comunicação mais uniforme nas várias redes. Isto aplica-se a marcas que já utilizam, por exemplo, o Twitter e o Instagram, redes que já há muito tempo fazem das hastags um código de comunicação.


Explicado significado de hashtag e para que serve, passamos agora à questão seguinte: como é que eu sei quais as hashtags a utilizar? Ora bem, a resposta a esta pergunta é simples: A utilização de uma hastag deve de ter a ver com a temática que estamos a abordar na nossa mensagem. Por exemplo: se eu estou a publicar uma mensagem onde falo de marketing de pipocas, as hashtags mais indicadas serão #marketing e #pipocas. Já a hastag #Odemira não faria qualquer sentido apesar de eu lá ter nascido e gostar muito desta vila alentejana.
 
Posto isto, quem é que já usou as hashtags nas suas publicações? Deixem-nos aqui um comentário e partilhem a vossa experiência.




Fontes


 











Artigos Relacionados



26.jun.2014
 
Mundial de Futebol nas redes sociais
 
 
 
11.nov.2009
 
Fenómeno dos saldos ataca social media
 
 
 
2.ago.2011
 
Facebook for Business: o contra-ataque do Facebook ao Google+?
 
 
 
22.out.2013
 
Quanto tempo dura um link nas redes sociais?
 
 
 
3.jan.2012
 
Consumidores desconfiam do Facebook para fazer compras
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting