Academia   Seminários
 
 
 
 
     
 
12.fev.2015
URL em SEO

3 factos sobre construção de URLs numa estratégia de SEO


Uma estratégia de SEO obriga as marcas a afinar inúmeros factores nos seus sites. Uns são mais importantes que outros, e de entre aqueles que mais peso têm encontra-se o URL.

Mas o que é um URL?

A sigla quer dizer Uniform Resource Locator, e simplesmente é o endereço de uma página web.

A sua importância para os motores de busca reside no facto do URL ser o elemento que identifica a página. A partir deste ponto somam-se alguns outros que devem ser tidos em conta.

1. O URL de cada página deve ser único
 
Existem casos em que a mesma página web pode ter mais que um URL, e outros em que mais que uma página partilham o mesmo.
Por exemplo, a home page do site A Bola, pode ser acedido por 2 URLs:

http://www.abola.pt/http://www.abola.pt/index.aspx
Do ponto de vista do SEO isso é mau. O URL é como se fosse o número da página. Imaginem então, folhear um livro em que todas as páginas têm o mesmo número. Seria impossível encontrar alguma coisa rapidamente.
 
2. O URL deve conter palavras-chave relevantesPara uma página surgir nas páginas de resultados para determinada palavra-chave, então ela tem que usar essa palavra nos seus conteúdos.

Um dos locais onde ela pode ser usada com mais eficácia é no URL.
Se no domínio nem sempre é possível (pode nem ser interessante na perspectiva de branding), com técnicas de URL rewriting é simples coloca-las no nome de directorias.

Atenção: deve separar-se as palavra através de hífen, o caracter interpretado como separador pelos motores de busca - https://www.youtube.com/watch?v=AQcSFsQyct8.

3. O URL vai ser o principal anchor text dos links externos para o site
A inclusão de palavras-chave no URL das páginas, não é apenas útil para enriquecer os conteúdos do site, mas também porque indirectamente vai melhorar a estratégia de links externos.

O texto âncora de um link é bastante valorizado pelos motores de busca, mas o facto é que na maior parte dos links que são criados na web, ninguém se preocupa em escreve-los. O texto âncora é o próprio URL.

Desta forma se o URL já possuir as palavras alvo, fica preparado para ser uma mais valia SEO, para quem usar como link - dois coelhos numa só cajadada.



 










 


Artigos Relacionados


28.nov.2007
Palavras-Chave no URL: influenciarão os Rankings nos Motores de Busca?
 

 

4.mar.2013
SEO ou PPC: o que é mais eficaz?
 

 

22.jan.2008
Google lança Guia Rápido para o Webmaster Tools
 

 

15.abr.2009
Para os motores de busca, o respeitinho é muito bonito...
 

 

31.jan.2012
Google altera algoritmo para penalizar sites com excesso de anúncios
 


 

 
Autores
     
     
    Ver Todos  
 
Formação Inesting