Academia   Seminários
 
 
 
 
     
 
2.jul.2009
Enviar o curriculum por internet

A entrevista de emprego começa com um e-mail


A importância de saber escrever não serve apenas para escrever um romance. Em todos os momentos em que comunicamos com alguém sob a forma escrita é importante manter o rigor do discurso.
 
Hoje em dia, um dos momentos mais importantes numa candidatura a um emprego é o envio de um e-mail de candidatura, é este o primeiro contacto com o seu futuro chefe.

Este artigo surge no seguimento da abertura de um processo de candidatura, da qual tenho tomado parte, e de ver os e-mails enviados pelos candidatos. Vários detalhes me chamaram à atenção e penso que merecem ser falados.
 
Nos dias que correm, é importante mostrar que se movimenta à vontade na Internet, de certeza terá de escrever e-mails no decorrer das suas funções, o modo como envia o seu curriculum é a primeira demonstração do seu nível.

Tenha cuidado como escreve o texto do e-mail, lembre-se de que o que escreve, e como escreve, esta vai ser a sua primeira impressão junto da entidade empregadora. Não será demais lembrar que a sua entrevista de emprego começa no momento em que o e-mail chega à caixa de correio da empresa à qual se está a candidatar.

De preferência deverá de enviar um e-mail pessoal para a empresa onde se candidata, mas, se pensa enviar o curriculum para várias empresas ao mesmo tempo, coloque os diferentes endereços no campo BCC, esta é uma informação que poderá pesar no momento de uma chamada para uma entrevista, ou até de uma eventual contratação.
 
Evite enviar e-mails a seco, sem texto,onde a única coisa que está a enviar é o seu curriculum, está deste modo a mostrar à empresa à qual se candidata que você não se preocupa com a sua apresentação, e que para si foi um acto banal o envio do seu curriculum de candidatura.

Tenha atenção ao peso do e-mail, não anexe ficheiros demasiado pesados, e que demorem bastante tempo a descarregar.

O envio de uma foto junto ao curriculum deve de ser ponderada, pense se ela irá ou não pesar na decisão do empregador em chama-lo para uma entrevista presencial. Há fotos e fotos, ninguém irá querer vê-lo no seu fato de pesca submarina, de certeza não será assim que você irá trabalhar todos os dias.

Em breve abordaremos outros factos relacionados com uma candidatura via e-mail, e que se quer adequada à sociedade de informação em que vivemos hoje em dia.



 








 

 
Autores
     
     
    Ver Todos  
 
Formação Inesting