Academia   Seminários
 
 
 
 
     
 
3.jan.2011
A Visibilidade no Facebook

A Visibilidade no Facebook


A sua página do Facebook tem centenas de seguidores, mas apenas uma pequena percentagem de utilizadores visualiza, avalia e comenta os seus posts.
 
A origem deste fenómeno é simples. Todos os utilizadores possuem dois modos de consulta das notícias: Notícias Principais e Notícias Mais Recentes. A maioria dos utilizadores possui o modo de visualização das Notícias Principais e nesse modo de visualização, a informação é bastante filtrada.
 
Importa, portanto, saber como lograr maior visibilidade no modo de Notícias Principais da maioria dos utilizadores.

Tal como o Google possui um algoritmo de ordenação dos resultados das pesquisas, também o Facebook possui um algoritmo que decide do potencial de relevância de um Post para os utilizadores.

A razão do Facebook disponibilizar esta filtragem é para evitar que os seus utilizadores se sentissem 'perdidos' no meio de centenas de posts diários dos seus amigos.
 
Aqui ficam algumas ideias chave sobre o funcionamento desse Algoritmo, quando se trata de conquistar visibilidade no Facebook:
 
1. A Popularidade dos Utilizadores
O Facebook é como na vida real. É mais fácil captarmos a atenção de utilizadores que não são muito populares e que apenas têm 100 ou 200 amigos, do que a atenção de utilizadores com 500 ou 600 amigos, porque neste último caso temos maior competição pela atenção do utilizador.
 
2. A Idade Facebook dos Utilizadores
Não, não nos estamos a referir à idade biológica dos utilizadores, mas sim à sua idade como utilizadores Facebook. É mais facil fazer os seus Posts serem visualizados pelos utilizadores menos experientes que possuem relações menos sólidas.
 
3. Interacção com os Utilizadores
Se os seus Posts forem objecto de comentários ou 'gostos', é mais provável que o algoritmo Facebook o premeie dando-lhe maior visibilidade junto de outros utilizadores, especialmente se estes possuirem relações de amizade com os utilizadores que consigo interagiram. Isto significa que se pedir a um grupo próximo de amigos o favor de o bajularem publicamente, tal terá um efeito global positivo junto da restante comunidade. o Facebook premeia conteúdos que geram Buzz.

4. Dar Graxa não Compensa
Um dos mitos sobre o algoritmo Facebook é que se desatarmos a fazer Gostos e deixar Comentários em conteúdos de amigos que automaticamente a nossa visibilidade melhora junto desses utilizadores. É falso. Apenas se essa relação for recíproca, a nossa visibilidade melhorará.

5. O Povo gosta de cuscar Fotos e Vídeos
O Facebook sabe o que a comunidade gosta mais. É de ver Fotos e Videos. Por isso, os posts que incluem conteúdo multimedia são premiados e obtêm maior visibilidade. Também um conteúdo com um link obtém mais visibilidade do que um conteúdo apenas de texto. Conclusão: Sempre que possível inclua conteúdos multimedia ou links externos para obter maior visibilidade.

A rede social de Mark Zuckerberg, funciona na realidade com um liceu à escala global. Este artigo foi parcialmente redigido com o apoio de um estudo realizado pela Business Insider, através da introdução de um utilizador real no Facebook e na observação da sua visibilidade junto de uma comunidade de centenas de utilizadores com quem se relacionou nos meses seguintes.



 


Links


 










 


Artigos Relacionados


21.jan.2014
EdgeRank: como aproveitar as potencialidades do algoritmo do Facebook
 

 

6.nov.2012
Algumas subtis alterações no Facebook...
 

 

20.dez.2011
Viagens aéreas sociais
 

 

24.fev.2015
Internet of Things – A grande tendência de 2014 (ou não!)
 

 

27.jan.2015
Como verificar uma página Facebook
 


 

 
Autores
     
     
    Ver Todos  
 
Formação Inesting