12.fev.2010


Algumas razões porque precisa de Estratégia no Social Media


Actualmente já não se discute se Social Media deve fazer parte do marketing mix mas sim como e onde deverá participar dos planos de acção de uma empresa. Os baixos custos associados a estas acções fazem com que muitas empresas se espalhem por vários redes sociais, sem objectivos definidos, desperdiçando oportunidades e prejudicando a sua imagem. Com efeito, os utilizadores das redes sociais esperam que as empresas saibam agir correctamente nos novos canais, mantendo a coerência com as restantes iniciativas de marketing.

A necessidade de estratégia advém assim do facto de cada vez mais empresas apostarem no Social Media, tornando este meio mais competitivo e obrigando as organizações a refinarem as suas acções, para aumentarem a sua competitividade e os seus resultados.

A grande tarefa dos marketeers será a de determinar a melhor forma de integrar as redes sociais nas empresas e um estudo recente enumera as principais razões que levam os executivos nos Estados Unidos a fazê-lo:

Notoriedade da marca;
Desenvolvimento de relações;
Apoio ao cliente;
Partilha de informação;
Análise competitiva;
Prospecção de mercado;
Pesquisa.

In “Social Media: Embracing the Opportunities, Averting the Risks”, Agosto 2009, Russell Herder and Ethos Business Law.

A integração só será interessante, se se analisarem os resultados e se houver um feedback para as restantes áreas da empresa, que assim as podem aproveitar para beneficio da organização.




Fontes



Links


 







 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting