18.jun.2013
As Apps mais utilizadas

As Apps mais utilizadas


Em 2012 cerca de 1,2 biliões de pessoas usaram aplicativos móveis. Há uma previsão de crescimento em 29.9% por ano a atingir 4,4 biliões até ao final de 2017. Grande parte desse crescimento virá da Ásia, que será responsável por quase metade dos utilizadores nessa altura. Ainda em 2013 deverão ser feitos entre 56 a 82 biliões de downloads de Apps e em 2017 esse número chegue aos 200 Biliões.

As Categorias de Apps mais populares

As lojas classificam a popularidade das suas aplicações pelo número de downloads que estas têm, e como não há outra forma de um utilizador experimentar uma aplicação sem a descarregar, essa classificação pode apresentar alguns desvios pois as estatísticas de download de um aplicativo não tomam em consideração se um aplicativo é utilizado apenas uma vez ou se a App é usada cinco vezes por dia, todos os dias, durante um ano, etc.

Deste modo, sem uma avaliação baseada na satisfação ou comentários do utilizadores activos torna-se mais difícil encontrar os melhores aplicativos e as novas novas aplicações, terão sempre de investir para obter notoriedade. É natural que produtos e marcas com mais utilização e notoriedade na web, apresentem índices de popularidade e consequente utilização nas suas versões para mobile.

Os jogos são o tipo mais popular de apps e também as mais rentáveis. A segunda categoria de aplicativo mais popular são os aplicativos de mensagens, também conhecidos como over-the-top (OTT). O mais populares são o Facebook Messenger (700 milhões de utilizadores em todo o mundo); WeChat (300 milhões); What'sApp (200 milhões); Viber (175 milhões); Line (100 milhões); Kakao Talk (70 milhões); BBM (60 milhões); iMesssage (45 milhões); ChatON (10 milhões) e Skype (10 milhões).

Quais são os aplicativos mais utilizados?

Os 10 melhores aplicativos de smartphones em os EUA em 2012 foram:

Facebook (com um alcance estimado de 76 por cento dos usuários de smartphones dos EUA),
Google Maps (65,9%);
Google Play (54,3%);
Google Search (53,%),
Gmail (47,6%),
YouTube (46,4%),
Pandora Radio (42%),
iTunes da Apple (41%);
Cooliris (38%),
Yahoo! Messenger (32%).

O motivo pelo qual o Google Maps saiu da primeira posição, deve-se à decisão da Apple em substituir o Google Maps pela Apple Maps no iOS 6.

Os aplicativos comerciais mais populares nos EUA são:

eBay Mobile (com uma estimativa de 13,2 milhões de utilizadores);
Amazon Mobile (12,1 milhões);
Groupon (11,9 milhões);
Shopkick (6,5 milhões);
LivingSocial (4,4 milhões);
Walgreens (2,8 milhões);
alvo (2,2 milhões);
RedLaser (1,9 milhões);
Out of Milk Shopping List (1,7 milhões);
SavingStar eCoupons Grocery (1,6 milhões).

Apesar de todo o hype em torno das Apps, as sms ainda são mais utilizadas como meio de notificação e, em alguns países as aplicações mobile são preteridas pelos sites mobile que, pelas das suas diferenças servem diferentes mercados.

Para a actividade de pesquisa de compra os sites mobile são ainda mais populares uma vez que não há limitações na pesquisa e é possível consultar itens e preços em diferentes lojas. Uma outra pesquisa da Google no passado mês de Abril de 2013 revela que 65 por cento dos compradores via mobile nos EUA preferiram usar websites mobile pela mesmo motivo. As Apps para compras são um facilitador da compra e um instrumento de fidelização ou de impulso para a compra.




Links

http://mobithinking.com/

 











Artigos Relacionados



7.dez.2010
 
Conclusões do Relatório AdMob
 
 
 
24.set.2013
 
QR Code: Uma moda que veio para ficar?
 
 
 
30.set.2014
 
Desafios dos DMO (Gestão online dos destinos turísticos) Parte 2
 
 
 
17.jan.2012
 
A interacção Marca/Seguidor das redes sociais e o impacto nas vendas
 
 
 
30.jul.2012
 
Estatísticas nas redes sociais
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting