Academia   Seminários
 
 
 
 
     
 
24.nov.2008
E-mail & Business

Como está a Gestão de Cancelamento de Subscrições de E-mail?


Recentemente foi desenvolvido um estudo pela Return Path intitulado: “Keeping the Subscriber Experience Positive After Unsubscribe Me”. Com este estudo pretendeu-se perceber qual a percepção como está a ser gerida o serviço de cancelamento de subscrição de recepção de e-mails.

20 % dos marketers de topo continuam a enviar e-mail’s adicionais para os consumidores, mesmo após os mesmos terem confirmados o pedido dos subscritores de desactivar o serviço.

O estudo revela que, apesar da maioria (65 %), das empresas em estudo revelar que está a lidar com o processo de cancelamento de subscrição de uma forma simples e amigável, há uma percentagem significativa de marketers que não cumpre com o desejo dos subscritores quando desejam ser removidos da mailing list.

A percentagem de empresas que enviam um e-mail adicional após o opt-out do subscritor é 20% e dessa percentagem muitos enviam 4 ou mais mensagens adicionais. Esta atitude pode minar a relação com o cliente. Cria insatisfação, leva à descrença no tipo de serviço.

Verificou-se ainda que 11% das empresas após o cancelamento do serviço continuam a enviar por 10 dias e-mail’s até efectivamente confirmarem o cancelamento da subscrição.

E-Mail marketing é a utilização do correio electrónico como ferramenta de marketing directo. De acordo com vários estudos o principal motivo de visita a um determinado site ou página online resulta do click num link existente numa mensagem de email.

Embora esta comercialização de e-mail possa ainda ter uma influência pequena em comparação com o digital global, o e-mail é uma interacção muito directa, é o chamado one-to-one, com clientes e potenciais clientes.

O trabalho do e-mail marketing tem que ir muito mais para além da elaboração de todo o processo. Também na desistência do serviço o cliente tem que ficar satisfeito, ele está no seu processo final, mas ainda assim não pode ser menosprezado.

Assim, sabendo nós de antemão a influência do Viral o perigo de um único e-mail de negativo pode conduzir a uma má imagem de marca global para os consumidores.
 



 


Fontes



Links


 








 

 
Autores
     
     
    Ver Todos  
 
Formação Inesting