21.mai.2013


O Content Marketing e a Web


Content Marketing é mais um marketing. É uma buzzword, nem por isso muito recente, que anda nas bocas dos teóricos sobretudo nos últimos anos, que define uma técnica de aproximação ao mercado, em que o contacto com o consumidor não é feito com a intenção imediata da venda, mas com o propósito de criar com ele uma ligação através da distribuição consistente de conteúdo valioso.

No fundo se o marketing de relação é uma filosofia, o marketing de conteúdo, é uma técnica de criação dessa relação.

Há exemplos de marcas a criar conteúdos mais ou menos dentro desta filosofia desde o fim do séc. XIX (o mais notório talvez a Michelin quando em 1900 distribuiu 35000 cópias gratuitas do agora famosíssimo “Guia Michelin”), mas é sobretudo com a Internet que as vantagens desta técnica ganham relevo.

O motivo é duplo e nascido da necessidade. Por um lado as marcas criam propriedades digitais, que precisam de ser mais que brochuras digitais para ser atractivas, por outro as necessidades de interacção com o público (que subiram com o advento dos Social Media), tornam premente ter conteúdo para divulgar.

Surgem assim os blogs empresariais (com uma voz mais informal), white papers, infografias, ebooks, podcasts etc. Surgem depois as páginas facebook como meio ideal de distribuir todo este conteúdo da forma mais eficiente.

E quase como subproduto deste esforço de criação de conteúdo surge uma outra ligação positiva entre a web e o content marketing: o Search Engine Optimization. Sobretudo depois da implementação do Penguin e Panda, em que a qualidade de links e conteúdos se sobrepõe à sua quantidade, a implementação de estratégias assentes em content marketing, estão a ter bons resultados na pesquisa orgânica Google.

E como se imagina, não faltam conteúdos para saber mais sobre o tema. Um bom sítio para começar é por aqui: Content Marketing Institute.




Links


 











Artigos Relacionados



4.fev.2013
 
Existe influência directa das métricas sociais em SEO?
 
 
 
29.abr.2014
 
Como escrever para redes sociais?
 
 
 
30.set.2014
 
Desafios dos DMO (Gestão online dos destinos turísticos) Parte 2
 
 
 
17.jul.2012
 
SEO para Páginas de Facebook – Boas-Práticas para melhorar o Ranking de uma Página Facebook
 
 
 
9.mai.2011
 
Um olhar sobre o update Google Panda: como o Google entende a Qualidade de uma Página
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting