Academia   Seminários
 
 
 
 
     
 
24.mar.2015
Dicas para anúncios eficazes

Dicas para criar anúncios gráficos eficazes


Encontre o seu lado criativo e obtenha resultados mensuráveis:
Atrativos e dinâmicos, os anúncios gráficos exercem um poder substancial para captar a atenção dos utilizadores e proporcionam uma forma eficiente de exposição da empresa. Estes elementos gráficos, aliados a uma cuidadosa segmentação, permitem exibir anúncios que sejam úteis e relevantes para os potenciais clientes.

Contudo, é necessário ter em consideração determinados aspetos que são relevantes quando se trata de criar um anúncio gráfico, e que poderão ser o factor-base para gerar campanhas bem-sucedidas.
Então como posso eu criar anúncios gráficos eficazes?

Em primeiro lugar é importante usar esquemas de texto, imagem e cores que sejam coesos e harmoniosos. É fulcral testar vários modelos e conteúdos para conseguir obter melhores resultados, contudo esta é apenas uma pequena gota no oceano da rede de display.

• Estimule a acção do utilizador através de call-to-actions

Os call-to-actions são funções que estimulam e promovem a acção do utilizador, ou seja são eles que conduzem e influenciam o processo de conversão. É importante que estes apliquem de forma clara e sucinta a ação que o utilizador vai realizar, ajudando desta forma, a descobrir antecipadamente o que vai acontecer após clicar sobre o anúncio. Se estiver a promover um concurso e a sua ideia é angariar participantes, o call to action adequado deverá ser “Participe já!” ou “Inscreva-se agora!”, o utilizador saberá à partida que ao clicar no anúncio, ele será automaticamente direcionado para uma página que lhe irá permitir inscrever no passatempo que está a decorrer, sendo por isso, essencial que seja estabelecida uma forte relação com a proposta dada inicialmente.

• Criar conteúdos equilibrados

Os anúncios gráficos apresentam a vantagem clara de combinar imagem e texto para a mensagem que se pretende passar. Portanto o texto, as imagens e as cores precisam manter um forte equilíbrio entre si, ao longo de todo o anúncio gráfico.

Se apresentar anúncios com diversos tamanhos, é importante redimensionar as imagens de acordo com cada um dos formatos escolhidos, as imagens deverão ser claras e fáceis de identificar. Nota: Evite ao máximo imagens cortadas ou imperceptíveis e identifique sempre o produto e serviço que está a promover para que estes sejam visualmente impactantes.

O texto por sua vez, deve ser simples e de fácil compreensão para permitir uma boa leitura e assim melhorar a experiência do utilizador.

• Experimente várias ideias de anúncios
Existem diversos modelos gráficos que poderão ser testados e usados, personalize as suas ideias e crie anúncios alternativos e apelativos. A rede de display do Google é constituída por milhares de sites que estão identificados por temas e interesses, sendo um método que nos permite selecionar em quais queremos aparecer ou que não temos interesse em ser exibidos. Para facilitar a implementação dos anúncios, a Google Adwords oferece uma ferramenta que permite criar anúncios de forma fácil que semi-automática, tendo como base o website para o qual se pretende direccionar os utilizadores. Esta é a melhor solução para quem não é designer ou não possui um que possa produzir este tipo de anuncios, ou então uma alternativa para rentabilizar o seu tempo.
• Inclua preços e promoções

É importante não excluir dos anúncios, informações que são relevantes sobre o que está a oferecer, cupões, ofertas especiais, descontos, códigos promocionais são termos bastante aliciantes e que podem influenciar a escolha do utilizador.

Apresentar o preço de um produto ou revelar uma promoção que está a decorrer num período específico, é uma forma eficaz de captar a atenção do utilizador e permite que tenha um retorno sobre o investimento.

• Fornecer uma página de destino relevante
Inclua um forte apelo à ação com o cuidado especial de que este irá encaminhar o cliente para o sítio correto. Para proporcionar uma boa experiencia ao utilizador é fundamental que a página de destino vá ao encontro do que é anunciado. Se referir no texto de anuncio “Contacte-nos” é importante que a página contenha o endereço de email ou o contacto telefónico. È fundamental alinhar o visual do anúncio com o da página de destino, pois se o utilizador for direcionado para uma página de destino inconsistente poderá acabar por abandonar o site.

• Teste diferentes tamanhos de anúncios
Faça sempre um teste AB, utilizando diferentes mensagens com diferentes imagens. Com esta estratégia será possível avaliar qual dos anúncios terá um maior desempenho e maior impacto sobre os seus clientes e aumentar a frequência com que estes são exibidos.

Alguns sites da rede display apenas permitem alguns formatos com dimensões específicas, se não tiver esse formato, o anúncio não poderá ser exibido, por isso é importante ter sempre uma 2º ou 3º opção.

• Para dispositivos móveis!
Consumidores mais atentos, usam como recurso as novas tecnologias, desktops, laptops, tablets, Iphones, smartphones para se manterem informados em qualquer circunstância. Mantenha presente os anúncios gráficos em todos os tipos dispositivos móveis.

Seja criativo e aposte em anúncios com personalidade e relevância para o seu target, mas tenha sempre em mente todos estes pormenores, embora pequenos fazem toda a diferença!



 










 


Artigos Relacionados


18.abr.2008
Investimento em Publicidade Online ultrapassará a televisiva em 2009 no Reino Unido
 

 

31.out.2008
Publicidade Reino Unido: Internet é o terceiro meio
 

 

6.fev.2008
Anunciantes do Super Bowl falham na ponte com o mundo online
 

 

3.mar.2009
A publicidade online resulta melhor a partir do lusco-fusco
 

 

11.nov.2009
Fenómeno dos saldos ataca social media
 


 

 
Autores
     
     
    Ver Todos  
 
Formação Inesting