Academia   Seminários
 
 
 
 
     
 
27.jun.2008
Taxa de Rejeição

Duas métricas para aferir da qualidade das visitas web


Quando olhamos para um relatório de web analytics, é fácil não irmos além dos dados quantitativos. Mas quem quiser rapidamente saber da qualidade do seu tráfego pode limitar-se a olhar para mais dois indicadores.

Visualizações por Visita
Quando se visita um website, podemos visualizar várias páginas. Normalmente considera-se que quanto mais páginas se vê, melhor a qualidade da visita.

Tempo no Site
Uma visita tem sempre uma determinada duração, contabilizada desde o momento em que entra no site, até ao momento em que a última página é fechada (página de saída). Normalmente também se coloca um limite temporal a partir do qual a visita acaba caso não haja actividade por parte do visitante.

Regra geral, visitas de maior duração são consideradas como tendo qualidade superior.

Então e a taxa de rejeição?
A taxa de rejeição procura identificar qual a parcela das visitas totais, que rejeitou o site. Ou seja, visitou-o mas de forma tão superficial que de certeza não contribuiu em nada para a sua rentabilidade.
 
A questão que se coloca é como medir a taxa de rejeição. Uma das formas é através do número de paginas vistas - considera-se que o site foi rejeitado, se a visita apenas viu uma página antes de sair (visitas de uma página só).
 
Mas pode dar-se o caso, do visitante apenas ter visto uma página, sem ter rejeitado o site. É comum sobretudo em jornais, ou blogs, onde os visitantes apenas lêem o conteúdo de um artigo e depois saem. Apesar de apenas terem visto uma página não se pode afirmar que houve uma rejeição. Nestes casos criar uma fronteira de tempo é mais ajustado. Por exemplo: o site é rejeitado sempre que a visita dure menos que 30 segundos.

Oficialmente o Google Analytics usa a primeira metodologia para calcular a Taxa de Rejeição, mas já tenho visto situações em que visitas de uma página só, mas longas, não foram catalogadas dessa forma.

Nota: O nome deste indicador muda de idioma para idioma. Na versão pt-PT o Google Analytics traduziu esta métrica para Taxa de Retorno (tradução pouco feliz). Em inglês chama-se Bounce Rate.



 










 


Artigos Relacionados


17.jul.2012
As Ferramentas Analytics e Webmaster Tools
 

 

30.ago.2011
Google Analytics altera a forma como conta visitas
 

 

21.fev.2008
Interface Google Analytics
 

 

15.mai.2008
Web Analytics ainda fora dos Sistemas de Informação de Marketing
 

 

21.mai.2012
Três relatórios que talvez não saiba que tem no Google Analytics
 


 

 
Autores
     
     
    Ver Todos  
 
Formação Inesting