27.jun.2008
Taxa de Rejeição

Duas métricas para aferir da qualidade das visitas web


Quando olhamos para um relatório de web analytics, é fácil não irmos além dos dados quantitativos. Mas quem quiser rapidamente saber da qualidade do seu tráfego pode limitar-se a olhar para mais dois indicadores.

Visualizações por Visita
Quando se visita um website, podemos visualizar várias páginas. Normalmente considera-se que quanto mais páginas se vê, melhor a qualidade da visita.

Tempo no Site
Uma visita tem sempre uma determinada duração, contabilizada desde o momento em que entra no site, até ao momento em que a última página é fechada (página de saída). Normalmente também se coloca um limite temporal a partir do qual a visita acaba caso não haja actividade por parte do visitante.

Regra geral, visitas de maior duração são consideradas como tendo qualidade superior.

Então e a taxa de rejeição?
A taxa de rejeição procura identificar qual a parcela das visitas totais, que rejeitou o site. Ou seja, visitou-o mas de forma tão superficial que de certeza não contribuiu em nada para a sua rentabilidade.
 
A questão que se coloca é como medir a taxa de rejeição. Uma das formas é através do número de paginas vistas - considera-se que o site foi rejeitado, se a visita apenas viu uma página antes de sair (visitas de uma página só).
 
Mas pode dar-se o caso, do visitante apenas ter visto uma página, sem ter rejeitado o site. É comum sobretudo em jornais, ou blogs, onde os visitantes apenas lêem o conteúdo de um artigo e depois saem. Apesar de apenas terem visto uma página não se pode afirmar que houve uma rejeição. Nestes casos criar uma fronteira de tempo é mais ajustado. Por exemplo: o site é rejeitado sempre que a visita dure menos que 30 segundos.

Oficialmente o Google Analytics usa a primeira metodologia para calcular a Taxa de Rejeição, mas já tenho visto situações em que visitas de uma página só, mas longas, não foram catalogadas dessa forma.

Nota: O nome deste indicador muda de idioma para idioma. Na versão pt-PT o Google Analytics traduziu esta métrica para Taxa de Retorno (tradução pouco feliz). Em inglês chama-se Bounce Rate.


 











Artigos Relacionados



4.dez.2008
 
Analisar a performance de uma Newsletter com o Google Analytics
 
 
 
21.fev.2008
 
Interface Google Analytics
 
 
 
17.jul.2012
 
As Ferramentas Analytics e Webmaster Tools
 
 
 
30.ago.2011
 
Google Analytics altera a forma como conta visitas
 
 
 
15.abr.2013
 
Web Analytics em busca do Benchmark perfeito
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting