21.jan.2014
edgerank no facebook

EdgeRank: como aproveitar as potencialidades do algoritmo do Facebook


O que é o EdgeRank do Facebook e como melhorar os resultados da sua página

Sabia que cada utilizador, em média, recebe cerca de 1500 publicações por dia no Facebook? É verdade. Agora, imagine como seria ver todas essas publicações? Pois, seria humanamente impossível. Eis uma das razões do desenvolvimento do algoritmo do Facebook – Edgerank.

O EdgeRank é o mecanismo que permite filtrar as publicações que surgem no seu mural de acordo com três critérios: afinidade; relevância e tempo (story bumping).

Afinidade
Quanto mais interação entre os perfis ou páginas Facebook maior é a afinidade. Por que é que recebe mais publicações de uns amigos ou páginas que outros? Devido à afinidade que existe entre ambas as partes. Tudo depende da troca de gostos, mensagens no mural, comentários e partilhas.

Relevância
O Facebook dá especial enfoque às publicações com vídeos e fotografias. Mais do que apenas texto e/ou links. O algoritmo EdgeRank permite também avaliar a diferença entre um gosto e um comentário. Considerando, claro, o comentário mais valioso do que fazer gosto.

Tempo (Story bumping)
Quanto tempo sobrevive uma publicação? Depois de três horas, teoricamente, a publicação já está em “fase terminal”. O Facebook considera que as publicações antigas são menos valiosas, no entanto, as publicações dos amigos e páginas com maior afinidade reaparecem no seu mural mesmo depois de serem publicadas há algumas horas.

Veja este vídeo que explica em apenas 10s’ como funciona o algoritmo EdgeRank.
 
EdgeRank: como posso melhorar os resultados na minha página?

Estudos recentes revelam que, em média, apenas 12 por cento dos fãs de uma página visualizam as publicações. Deixamos algumas dicas para conseguir melhores resultados na sua página:

• Opte por vídeos e imagens. São conteúdos mais relevantes na ótica do Facebook mas também são os conteúdos mais vistos, partilhados e comentados pelos utilizadores. Lembre-se que o EdgeRank valoriza mais as fotografias e os vídeos do que textos ou links.

• Opte por questionar os fãs quanto às suas preferências, por exemplo. Faça perguntas. É uma maneira simples de promover a interatividade e é crucial para aumentar a relevância das publicações

• Monitorize o horário para fazer as publicações. As horas em que uma publicação é feita são muito importantes para conseguir chegar a um maior número de fãs. O domingo à noite, por exemplo, é um dos dias da semana com maior pico de visualizações

• Seja rigoroso quanto ao número de publicações. A frequência com que os conteúdos são publicados é muito relevante. Tente publicar, pelo menos uma vez por dia, uma publicação com qualidade. Se publicar poucas vezes, não vai garantir um bom número de interações e também não vai conseguir atingir um bom número de visualizações

• Promova publicações. O Facebook permite promover publicações para que os utilizadores vejam o seu conteúdo que de uma forma orgânica/gratuita não veriam. É uma forma de promoção de conteúdo que é paga

• Monitorize as suas publicações. O Facebook disponibiliza um bom serviço de estatísticas de páginas e este é gratuito

Para monitorizar o EdgeRank na sua página experimente também EdgeRank Checker
 




Fontes


 











Artigos Relacionados



11.nov.2009
 
Fenómeno dos saldos ataca social media
 
 
 
26.jun.2014
 
Mundial de Futebol nas redes sociais
 
 
 
30.jul.2012
 
Estatísticas nas redes sociais
 
 
 
20.dez.2011
 
Viagens aéreas sociais
 
 
 
8.nov.2011
 
Afinar um post no Facebook para optimizar o engagement
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting