2.abr.2013
Google + Facebook

Em terra de Publicidade Display, o Google também é Rei


Toda a gente usa motores de busca, mas a maior parte do tempo da navegação web é passada noutro tipo de sites. Daí que não seja surpreendente que a publicidade feita em sites que não motores de busca, seja também um negócio de biliões.

O que pode ser surpresa é que nesse negócio quem reina continua a ser a Google.

O Facebook graças, aos seus milhões de utilizadores era em 2011 a empresa que mais receitas de publicidade facturou, pelo cliques que obtia nos Facbook Ads, mas em 2012 a rede de Display Google, inverteu a tendência e ultrapassou a rede social, passando a quota de mercado dos 15% nos EUA.
Segundo uma análise da emarketer, a tendência de crescimento Google vai continuar e acentuar-se graças sobretudo às receitas oriundas do YouTube, que tal como o Facebook consegue no seu segmento uma liderança esmagadora.

Uma segunda tendência a assinalar para os próximos anos é a “googlficação+facebookização” do negócio display advertising. Se em 2011 estes dois gigantes possuíam em conjunto 27,6% de quota de mercado, em 2015 prevê-se que este valor suba para 41% nos EUA! Ou seja, por cada dólar investido em publicidade display, quase metade vai para os bolsos de Facebook e Google.

Relativamente a outros players, não há motivos para grandes sorrisos, a dupla Yahoo+Microsoft perde consistentemente quota de mercado Display (e já agora a sua parceria em Search parece não fazer grande mossa também), enquanto o Twiitter, apesar de crescer bastante (206% em 2011 e 94% em 2012) não vai chegar em 2015 aos 5% de quota.




Fontes



Links


 











Artigos Relacionados



26.nov.2014
 
Será o Chromecast o futuro do second screen?
 
 
 
7.out.2008
 
Banners tradicionais nas páginas de resultados do Google?
 
 
 
1.abr.2015
 
Anúncios AdWords no Google Play Music
 
 
 
27.mar.2008
 
Acelerar com Google AdWords
 
 
 
23.out.2012
 
AdWords introduz segmentação demográfica
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting