30.jul.2012
Dados estatísticos nas redes sociais

Estatísticas nas redes sociais


Com a evolução das redes sociais, começou a surgir a necessidade de obter dados estatísticos e de saber quem é que afinal no acompanha aquilo que as empresas publicam nestas plataformas de comunicação e a forma como reagem os utilizadores ao que lhe é comunicado. Estes são dados de extrema importância nos dias que correm pois permitem aos responsáveis pela gestão de redes socias delinear o seu plano estratégico de comunicação. Apresentamos hoje algumas das principais redes e as quais os dados que disponibilizam.

Facebook 
 
Em primeiro lugar começamos por aquela que de momento é a maior de todas as redes sociais, com uma distância considerável para as restantes. Para além de ser a rede social mais utilizada, é também aquela que mais informação fornece. O Facebook permite conhecer a fundo os dados de quem acompanha de perto as nossas páginas, fornecendo dados demográficos sobre os utilizadores que nos seguem ou consultam as nossas publicações. Estes dados são extremamente importantes pois permitem saber a melhor forma de ir ao encontro do nosso público-alvo, para que assim possamos oferecer conteúdos de interesse e relevantes que levem os utilizadores a aproximar-se a identificar-se cada vez mais com a marca/empresa.
 
Dos dados demográficos disponibilizados, os destaques vão para a faixa etária, género, idioma e origem geográfica. Relativamente às publicações que efectuamos, é possível obter também os dados demográficos anteriormente referidos, o número de utilizadores que realmente viram as nossas publicações, quantos reagiram às mesmas: partilhando, comentando ou clicando no gosto e por último, mas não menos importante, o grau de viralidade das nossas publicações, e deste modo conseguimos saber se o que publicamos tem receptividade por parte de quem vê, ao ponto de ser partilhado para com os seus amigos e deste modo conseguimos chegar a um público ainda mais vasto através de uma espécie de boca-a-boca.
 
 
 
Todos os dados anteriormente referidos podem também ser exportados para formato Excel ou CSV e posteriormente serem tratados em ferramentas de análise estatística mais completa.

YouTube 
 
O Youtube, tal como o Facebook, disponibiliza dados estatísticos sobre os vídeos que publicamos no nosso canal, no entanto são dados muito menos detalhados. O Youtube fornece o número de visualizações sobre os vídeos, dados demográficos sobre quem os viu, onde é que estes foram vistos e como é que os espectadores chegaram até aos nossos vídeos. Estes dados, como já referimos anteriormente, permitem-nos adaptar os nossos conteúdos em função da forma como reagem os utilizadores que os vêem e assim ir de encontro aos gostos do nosso público-alvo.
 
 

Twitter 
 
O Twitter é das redes sociais mais utilizadas, situa-se neste momento a nível mundial atrás do Facebook, aquela que menos dados fornece. Esta rede social é muito parca em termos da informação estatística que nos disponibiliza. Para além de sabermos quantos perfis seguimos, quantos perfis nos seguem, quais as nossas publicações que foram “retweetadas” por outros perfis (um retweet é o equivalente a uma partilha no Facebook ou ao reencaminhamento de um e-mail) ou em que listas fomos incluídos.

Existem no entanto várias empresas que, aproveitando a falta de informação que o Twitter fornece, decidiram construir plataformas que permitem saber mais dados sobre a nossa presença nesta rede. Existem inúmeras aplicações disponíveis, destacamos aqui uma que fornece dados bastante interessantes, o Twitter Counter ( http://twittercounter.com/). Esta aplicação é de fácil compreensão e na sua versão gratuita disponibiliza já alguma informação relevante. É claro que estas plataformas não são vivem da simpatia ou caridade dos utilizadores, assim que as funcionalidades mais avançadas e dados mais completos são fornecidos nas suas versões pagas.

Linkedin 
 
Esta rede social é bastante mais comedida em termos dos dados estatísticos que fornece, comparativamente às duas primeiras que abordámos, no entanto, disponibiliza alguma informação de interesse.
 
 

Os dados fornecidos para a página de uma empresa são de fácil leitura e completos. Podemos visualizar informação relativa ao perfil dos utilizadores que nos seguem, nomeadamente a sua área de formação e a actividade profissional na qual trabalham actualmente, a região onde residem ou o tamanho da empresa. Outra da informação disponibilizada é relativa à actividade da página, ou seja, publicações efectuadas, número de page views ou visitantes únicos. Por último é também disponibilizada informação demográfica sobre os perfis dos utilizadores que trabalham na empresa e também os que mais recentemente deixaram de colaborar com a mesma. Existem ainda dados mais completos, mas, para aceder a essa informação é necessário efectuar a subscrição um plano pago.

Apesar destas redes sociais apresentarem dados mais ou menos completos, e desde logo permitirem uma análise que permite saber como está a nossa presença nas várias redes, a nossa sugestão passa sempre por fazer uma análise mais aprofundada com base em ferramentas que possibilitem obter uma visão muito mais ampla sobre a nossa presença nas redes sociais. Pois não só é importante obter dados dentro das redes mas também é importante saber se a nossa comunicação está a ter repercussão em sites, blogs, fóruns, etc., e assim, saber como é que a nossa presença está a ter resultados e qual a nossa reputação.
 
Os dados estatísticos existem para serem um auxílio para os gestores e não uma dor de cabeça, assim que há que conhecê-los a fundo para poder tirar o máximo proveito deles.


 











Artigos Relacionados



17.jan.2012
 
A interacção Marca/Seguidor das redes sociais e o impacto nas vendas
 
 
 
27.jan.2015
 
Como verificar uma página Facebook
 
 
 
22.out.2013
 
Quanto tempo dura um link nas redes sociais?
 
 
 
2.ago.2011
 
Facebook for Business: o contra-ataque do Facebook ao Google+?
 
 
 
22.jun.2010
 
Quanto valem os seus fãs?
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting