4.fev.2013
Social Signals

Existe influência directa das métricas sociais em SEO?


Qual a influência que as redes sociais possuem na determinação do ranking de um site nos motores de busca? Não me refiro ao peso que podem ter como links externos (até porque a maioria deles são NoFollow), nem mesmo aos links indirectos que podem criar noutros sites por contribuírem para uma maior visibilidade da marca. Refiro-me ao contributo directo que uma métrica social pode ter no algoritmo dos motores de busca: um like, um retweet, um share.

O elo de causalidade está difícil de provar. Têm surgido diversos estudos onde se demonstra que existe uma correlação entre rankings elevados e métricas sociais elevadas – mas na realidade nenhum diz que um acontece por causa do outro. Na verdade mesmo os ‘+1’ métricas que o Google consegue aceder facilmente foram descritos pelo responsável da Qualidade de Pesquisa Matt Cutts como “não sendo os melhores sinais de qualidade”…

A meu ver o gráfico de relações sociais online medida através destas métricas, contem informações valiosas na determinação de qualidade, e sem dúvida que os motores de busca estão em cima do acontecimento sobre como torna-las num contributo de ranking. Mas a realidade é que há 2 anos que se assiste à discussão dos social signals em SEO, e o veredicto final não sai. Talvez internamente o Google se tenha apercebido que os resultados práticos não valem a pena uma integração forte das métricas sociais, e teremos todos que nos contentar com a influência indirecta.




Links


 











Artigos Relacionados



21.mai.2013
 
O Content Marketing e a Web
 
 
 
11.jun.2013
 
Os impactos do Penguin 2.0 – Google continua a luta contra o Web Spam
 
 
 
17.abr.2008
 
Pesquisa Motores de Busca: cada vez menos vão além da primeira página
 
 
 
23.abr.2008
 
Udi Manber, Vice Presidente da Google em entrevista
 
 
 
31.jan.2012
 
Google altera algoritmo para penalizar sites com excesso de anúncios
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting