4.fev.2013
Social Signals

Existe influência directa das métricas sociais em SEO?


Qual a influência que as redes sociais possuem na determinação do ranking de um site nos motores de busca? Não me refiro ao peso que podem ter como links externos (até porque a maioria deles são NoFollow), nem mesmo aos links indirectos que podem criar noutros sites por contribuírem para uma maior visibilidade da marca. Refiro-me ao contributo directo que uma métrica social pode ter no algoritmo dos motores de busca: um like, um retweet, um share.

O elo de causalidade está difícil de provar. Têm surgido diversos estudos onde se demonstra que existe uma correlação entre rankings elevados e métricas sociais elevadas – mas na realidade nenhum diz que um acontece por causa do outro. Na verdade mesmo os ‘+1’ métricas que o Google consegue aceder facilmente foram descritos pelo responsável da Qualidade de Pesquisa Matt Cutts como “não sendo os melhores sinais de qualidade”…

A meu ver o gráfico de relações sociais online medida através destas métricas, contem informações valiosas na determinação de qualidade, e sem dúvida que os motores de busca estão em cima do acontecimento sobre como torna-las num contributo de ranking. Mas a realidade é que há 2 anos que se assiste à discussão dos social signals em SEO, e o veredicto final não sai. Talvez internamente o Google se tenha apercebido que os resultados práticos não valem a pena uma integração forte das métricas sociais, e teremos todos que nos contentar com a influência indirecta.




Links


 











Artigos Relacionados



21.mai.2013
 
O Content Marketing e a Web
 
 
 
13.jun.2008
 
4 Erros SEO cometidos por sites de Comunicação Social Portugueses
 
 
 
11.abr.2011
 
Noções Básicas para Optimizar um Vídeo para os Motores de Busca
 
 
 
4.mar.2009
 
Localidade francesa prefere mudar de nome, a afundar-se no Google
 
 
 
15.fev.2011
 
SEO e Meta Tags: valerá ainda o esforço?
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting