Academia   Seminários
 
 
 
 
     
 
23.set.2012
Facebook Search – um concorrente do Google

Facebook Search – um concorrente do Google, (ainda) distante no tempo


A recente entrada em bolsa do Facebook e a a pressão para que a rede social consiga transformar o seu enorme potencial em algo que traga retornos reais de investimento, tem conduzido a algumas especulações sobre que novas funcionalidades poderão ser introduzidas a breve prazo, que satisfaçam os accionistas da empresa.

Numa conferência no inicio de Setembro, Mark Zuckerberg voltou a referir a possibilidade de lançamento de um motor de busca dentro do Facebook, que aproveite e rentabilize os cerca de um bilião de pesquisas diárias efectuadas, que procuram essencialmente por respostas directas a perguntas simples como qual o melhor restaurante ou que filme ir ver ao cinema. Este conceito de responder àquilo que os utilizadores procuram parte da ideia que a tendência será ajudar a resolver as dúvidas e questões colocadas, mais do que devolver um conjunto imenso de resultados, que pouco ajudam pela reduzida objectividade em relação ao que é desejado. Este provável avanço da Facebook poderia ainda ser efectuado em parceria com a Microsoft, no que acabaria por dar também um importante contributo para o crescimento do motor de busca Bing.

Imediatamente começaram a circular pela internet, ideias de como o Facebook Search se poderá materializar, ainda que poucos arrisquem a dar um prazo para quando tal será uma realidade.

Assim por exemplo, é de esperar que um possível motor de busca não exista como um site autónomo da rede social, mas antes seja feita a sua integração – daqui resultará a necessidade de os utilizadores estarem registados no Facebook, o que permitirá manter o seu número elevado e contrariar mesmo algum declinio que se prevê. Uma vez que o conceito de pergunta/resposta se baseará muito em informação recolhida pelas interacções no Facebook, como comentários e gostos, tal poderá levar a um maior esforço, principalmente das empresas, a que os seus seguidores deixem o maior e melhor feedback sobre os seus produtos e serviços.

Apesar da novidade que o Facebook Search poderá representar, não será previsível que o dominio do Google seja posto em causa nos primeiros tempos, seja pelo hábito de recorrer ao Google, seja pela diferença de conceito que o Facebook deverá propor. No entanto, a nível de empresas, será uma forma de continuarem a apostar na divulgação dos seus negócios, pelo incremento que poderão obter por se verem em destaque numa página de resultados.

Por outro lado, também existem opiniões mais cépticas sobre este anúncio do Facebook. Destacam os reduzidos indicadores de que algo estará a ser feito, insinuando ser apenas uma forma de acalmar os investidores (ao mesmo tempo que fez subir de imediato as muito castigadas cotações na bolsa); criticam também a dificuldade de desenvolver um motor de busca, quando comparado com a construção de uma rede social. E colocam em dúvida a forma de usar a informação dos seus milhões de utilizadores, sem com isso levantarem complexas questões quanto a problemas de violação de direitos de privacidade.

Em resumo, a perspectiva parece ser interessante. Um novo concorrente no mercado até agora dominado pelo Google poderá agitar o panorama, mesmo se a distribuição de forças neste campo não deva sofrer grande alteração. Ao mesmo tempo, os utilizadores terão ao seu dispor um motor de busca assente num conceito diferente, mais virado para pergunta e resposta directa. Falta apenas saber quando estas ideias se tornarão realidade e se irão cumprir os objectivos anunciados, tanto para o lado do Facebook como dos utilizadores.



 










 


Artigos Relacionados


21.jan.2014
EdgeRank: como aproveitar as potencialidades do algoritmo do Facebook
 

 

18.dez.2012
Tem a certeza que está a usar bem o social media?
 

 

27.jan.2015
Como verificar uma página Facebook
 

 

8.nov.2011
Afinar um post no Facebook para optimizar o engagement
 

 

26.jun.2014
Mundial de Futebol nas redes sociais
 


 

 
Autores
     
     
    Ver Todos  
 
Formação Inesting