8.jan.2013
Formatos de Publicidade no Facebook –  Histórias Patrocinadas e Posts Promovidos – Parte 2

Formatos de Publicidade no Facebook – Histórias Patrocinadas e Posts Promovidos – Parte 2


Os Posts Promovidos e as Histórias Patrocinadas são dois dos formatos de publicidade disponibilizados pelo Facebook. Nesta segunda parte do artigo vamos abordar os conceitos e funcionalidades de ambos.

Posts Promovidos 

Quando uma atualização (texto, imagem ou vídeo) é publicada, apenas 16% dos seguidores a conseguem visualizar. Os Posts Promovidos ou Promoted Posts são uma forma de publicidade disponível no Facebook com o objectivo de alcançar mais pessoas que gostam de uma determinada Página, assim como os seus amigos. As publicações promovidas estão disponíveis para Páginas com 400 a 100 000 Gostos.

Podem ser promovidas qualquer tipo de publicação, incluindo atualizações de estado, fotos, ofertas, vídeos e perguntas, mediante um custo. Caso seja pretendido promover uma publicação anterior a 21 de Junho de 2012, não será possível, apenas posteriores a esta data. Tal valor é definido em função da localização geográfica da página, do número de seguidores actual e do alcance que se pretenda atingir (seguidores ou seguidores mais os seus amigos), com exibição dos posts durante 3 dias. Quanto maior o público-alvo, maior o investimento.

As Publicações promovidas são apresentadas no feed de notícias e catalogadas como Patrocinadas. A criação destas publicações é bastante simples e pode ser utilizando um post antigo ou criar um para o efeito. Posteriormente basta clicar no botão Promote/Promover que se encontra abaixo de cada post, seleccionar a segmentação pretendida e seguir as instruções.

Histórias Patrocinadas 

As histórias patrocinadas são publicações de amigos quando estes interagem com determinada Página, aplicação ou evento que uma empresa, organização ou pessoa pagou para destacar. Basicamente as histórias patrocinadas atingem os amigos daqueles que já são seguidores de uma página e que indicam ter o mesmo tipo de interesses, contribuindo para o aumento do word-of-mouth. 

As histórias patrocinadas respeitam a privacidade individual das pessoas no Facebook. Apenas as pessoas que podem ver a história original do feed de notícias a podem ver como história patrocinada. Em termos de visualização, podem aparecer no lado direito de grande parte das páginas no Facebook e também no feed de notícias.
 
As Histórias Patrocinadas podem ser, por exemplo, sobre:
 
  • Gostos de uma Página
  • Interações numa Página como gostos, partilhas ou comentários numa publicação, votos numa questão e visitas num local
  • Adesões a um evento
  • Instalações de uma aplicação

Em termos de criação, as histórias patrocinadas são desenvolvidas na altura de criação de um anúncio Facebook. Ambos podem ser criados simultaneamente, tendo em conta os objectivos definidos. Caso um anunciante pretenda executar apenas um dos formatos, também será possível fazê-lo. À semelhança dos outros formatos, quanto maior o orçamento, maior o alcance.





Fontes


 











Artigos Relacionados



27.mai.2014
 
Pinterest lança Pins Patrocinados
 
 
 
17.dez.2013
 
A Monetização de Vídeos YouTube
 
 
 
18.jan.2011
 
Moda: O Marketing Digital é o novo Preto
 
 
 
24.fev.2015
 
Internet of Things – A grande tendência de 2014 (ou não!)
 
 
 
4.dez.2012
 
Formatos de Publicidade no Facebook – Ofertas Facebook – Parte 1
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting