Academia   Seminários
 
 
 
 
     
 
30.Set.2014
Fitness e Marketing Digital

O Marketing Digital das Academias e Ginásios


Segundo o Barómetro da AGAP - Associação de Ginásios e Academias de Portugal, em 2013 existiam mais de 138.000 clientes ativos no universo dos seus associados. A partir da estimativa da sua representatividade do mercado português, a AGAP projeta que o mercado do Fitness envolva mais de 634.000 clientes (cerca de 6% da população portuguesa), num negócio de 230 Milhões de Euros.

Trata-se de um mercado muito competitivo em que coexistem grandes cadeias com pequenos players regionais. Seja como for é um negócio muito agressivo em termos de preços e com uma lógica de marketing relacional muito acentuado, pelo que a utilização dos novos media, como por exemplo as redes sociais, são algo muito comum.

Há apenas uns dias o CEO da Inesting, Francesco Berrettini, deu a sua visão sobre a importância do marketing digital no setor dos Ginásios e Academias, no âmbito da convenção anual da AGAP - Associação de Ginásios e Academias de Portugal. Para isso a equipa Inesting necessitou de realizar algum trabalho de investigação, que cruzou com a sua experiência de mercado, e chegou às seguintes conclusões:

Sobre o Consumidor de Fitness e o Digital
O estudo Google / The Modellers, chamado "Health Conscious Consumer Study" de Setembro de 2013, permite-nos saber algumas coisas:

. Os consumidores preocupados em perder peso investem 27 horas por semana na Internet e 46% desse tempo via Smartphones;

. 30% dos consumidores com o objetivo de perder peso, escolhem o Fitness como principal solução;

. 58% dos consumidores preferem soluções mais baratas que os programas integrados de perca de peso, optando por soluções avulso como a frequência de ginásios.

Os grandes Desafios do Marketeers do Setor
. Consumer Acquisition: Perceberem como podem usar soluções de publicidade digital, por exemplo nos motores de busca, redes sociais ou redes de afiliados para atrair novos clientes;

. Consumer Retention: Perceberem como usar as ferramentas relacionais do digital, como as redes sociais, o email ou mesmo o mobile, para criar engagemente e fidelizar os clientes.

7 Dicas Práticas
Baseando-nos na experiência prática do setor e nos ensinamentos que recolhemos com o trabalho de investigação realizado, atrevemo-nos a deixar 7 sugestões de ações, tipicamente adequadas para empresas do setor do fitness:

1. Realizar campanhas de publicidade Google AdWords aplicando filtros de segmentação geográfico.

2. Realizar campanhas de Promoted Posts no Facebook para dar mais visibilidade a Testemunhos positivos de Alunos.

3. Realizar campanhas de Publicidade Vídeo com segmentação geográfico e em canais temáticos pré-definidos.

4. Utilizar as possibilidade de publicidade mobile, segmentada por geografia, tipo de funcionalidade ou conteúdo das APPs.

5. Criar comunidades virtuais e estimular o relacionamento dos membros entre eles e com o próprio Ginásio / Academia.

6. Desenvolver conteúdo digital próprio, por exemplo para um Blogue, como forma de ganhar visibilidade SEOe notoriedade.

7. Estimar os canais de comunicação diretos e relacionais como o sms ou o email.
 




 


Links


 










 


Artigos Relacionados


1.Mar.2011
Mobile World Congress 2011
 

 

28.Set.2010
A realidade revista e aumentada.
 

 

24.Mai.2011
O Remarketing ou como não perder os seus visitantes
 

 

21.Ago.2008
Marketing de Proximidade: nova tendência do mobile marketing
 

 

10.Nov.2010
Affiliate Marketing: A União faz a Força
 


 

 
Autores
     
     
    Ver Todos  
 
Formação Inesting