17.ago.2014
HTTP ou HTTPS?

Google envia um sinal à Web: Passem a usar HTTPS


O Google faz ao longo do ano alterações à forma como ordena os resultados que apresenta, e nem sempre informa o público em geral que experiências, testes ou mudanças definitivas estão a ser feitas.
 
Não foi o caso da última alteração.
 
Através do Google Webmaster Blog, a Google comunicou que passou a considerar o nível de segurança do protocolo HTTP como factor que influencia o ranking de uma página web. Trocado por miudos, URLS que comecem com https:// serão beneficiados face aos que usa http://.
 

Qual a diferença entre HTTP e HTTPS? 
Para um browser "falar" com um servidor, para pedir por exemplo, o conteúdo de uma página web, tem de usar um protocolo de comunicação. O HTTP é esse protocolo. Uma das diferença para o HTTPS, é que neste caso a informação enviada segue encriptada, pelo que a "conversa" é mais segura.
A segurança na web deve ser uma prioridade para todos, e a inclusão desta variável como factor de ordenação de resultados, é um sinal que a Google envia a web, para que o HTTPS passe a ser a norma daqui em diante.
 
Como fazer a mudança?
 
Uma mudança deste tipo comporta sempre alguns riscos na fase de configuração. Para que os webmasters possam fazer a alteração com o menor risco possível, foi preparada uma página com boas práticas, e conselhos para se evitar as falhas mais comuns.
 
Caso façam parte dos webmasters que vão fazer esta alteração, a sua consulta é obrigatória: https://support.google.com/webmasters/answer/6073543 




Links


 











Artigos Relacionados



15.fev.2011
 
SEO e Meta Tags: valerá ainda o esforço?
 
 
 
9.mai.2011
 
Um olhar sobre o update Google Panda: como o Google entende a Qualidade de uma Página
 
 
 
11.abr.2011
 
Noções Básicas para Optimizar um Vídeo para os Motores de Busca
 
 
 
13.jun.2008
 
4 Erros SEO cometidos por sites de Comunicação Social Portugueses
 
 
 
22.jan.2008
 
Google lança Guia Rápido para o Webmaster Tools
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting