11.jun.2013
Google Penguin

Os impactos do Penguin 2.0 – Google continua a luta contra o Web Spam


No passado dia 22 de Maio, a Google lançouuma versão actualizada do algoritmo de webspam. Com esta segunda versão do Penguin, o Google continua a tentar detectar e despromoção dos sites que usam técnicas de SEO black hat, que conseguem posições relevantes nas SERP, mais por mérito de manipulação do algoritmo, que mérito dos seus conteúdos.
 
É natural no entanto que no meio de milhões de páginas legítimas, apanhem por tabela e se vejam apanhados na enxurrada sem saber bem porquê. Nos dias seguintes à actualização, surgiram por isso diversos webmasters a dar conta de quebras de tráfego orgânico sem outra explicação aparente. Praticamente todos os principais fóruns, e comentários de blogs do tema, ficaram povoados de discussões deste tipo, com algumas teorias da conspiração à mistura.

1 semana depois, já se faziam as habituais Polls, para dar mais sentido à discussão, com cerca de metade das respostas a dar nota que tinham sido atingidos pelo Penguin 2.0.
 
Talvez mais interessante e mais científico, foi o eco saído Searchmetrics, que monitoriza a visibilidade Search de domínios web. No dia seguinte à actualização, publicou uma tabela com os domínios mais afectactos negativamente, onde se destacam diversos de jogos online e porn.
 
E para aqueles que querem fazer parte da brigada anti web spam, continua online o formulário de denúncias Penguin, para ajudar manter os índices mais limpos.




Fontes


 











Artigos Relacionados



9.mai.2011
 
Um olhar sobre o update Google Panda: como o Google entende a Qualidade de uma Página
 
 
 
23.abr.2008
 
Udi Manber, Vice Presidente da Google em entrevista
 
 
 
21.mai.2012
 
Um vislumbre sobre o Google Penguin
 
 
 
7.nov.2011
 
Google muda algoritmo: prioridade às informações recentes
 
 
 
31.jan.2012
 
Google altera algoritmo para penalizar sites com excesso de anúncios
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting