Academia   Seminários
 
 
 
 
     
 
27.mai.2015
update google pigeon

Google Pigeon: O impacto deste algoritmo no SEO


O Google Pigeon é um algoritmo do Google que tem impacto para as pesquisas locais e que influencia o posicionamento dos websites no motor de pesquisa do Google.

Ao longo deste artigo iremos explicar o que é o algoritmo Google Pigeon, qual o seu impacto e que acções poderão ser desenvolvidas para otimizar o posicionamento do website tendo em conta este algoritmo.

Objetivo do Google Pigeon
Segundo o Google, a atualização do algoritmo Google Pigeon foi efetuada com o objectivo de fornecer aos utilizadores resultados mais relevantes no motor de busca, captando a importância da localização associada a essa pesquisa.

Por exemplo, se um utilizador efetuar uma pesquisa em Lisboa por um determinado produto, a tendência será surgirem melhor classificados os websites cujas lojas estão presentes nesta localização, se estiverem devidamente otimizados, pois são consideradas mais relevantes.
Desta forma, a pesquisa local e este algoritmo tem também em conta factores que contribuem para essa optimização, tais como a existência de backlincks, sinais sociais e reviews que os utilizadores vão fazendo aos produtos, além do peso adicional que é dado à localização destes.
Também é levada em conta a otimização do conteúdo do website para palavras-chave que englobem a localização de determinada empresa, ajudando assim a aumentar a relevância.

Impacto do Google Pigeon
Foi efectuado um estudo pela Search Engine Land, que incluiu o parecer de mais de 600 profissionais de Search Engine Optimization e donos de empresas, onde 37% dos inquiridos indicaram a perda de algum tráfego no seu website e 28% destes relatos indicaram ter saído beneficiados.

Cerca de 58% dos inquiridos indicaram ainda que já tinha planeado adaptar a sua estratégia de Search Engine Optimization atempadamente, tendo em conta o aparecimento deste novo algoritmo, que entrou em vigor em julho de 2014.
Como tem sido habitual, sempre que existe este tipo de actualizações no algoritmo, existiram muitas alterações nos rankings.
Neste caso, para as pesquisas por palavras-chave na sua área local, existiram negócios que saíram beneficiados e outros prejudicados no posicionamento no motor de busca do Google.

Ações a desenvolver para optimizar o Search Engine Optimization tendo em conta o Google Pigeon:

Ao serem verificadas estas alterações nos rankings, torna-se importante desenvolver algumas acções e otimizações, que beneficiam o website tendo em conta este algoritmo e outros fatores importantes para Search Engine Optimization. Desta forma, é possível defender o posicionamento no motor de busca para pesquisas por palavras-chave locais, como também ganhar algumas posições e colher benefícios ao nível do ranking.

Ações que devem ser desenvolvidas:
1. Criação de uma conta Google My Business
Além de ser importante em termos de Search Engine Optimization para as pesquisas locais, permite também aos utilizadores aceder aos dados principais da empresa, seja qual for o dispositivo que estiverem a usar.

2. Marcar presença no Google+, Facebook e outras redes sociais que sejam relevantes, tendo o perfil devidamente actualizado e optimizado
O impacto do Search Engine Optimization leva cada vez mais em conta a autoridade social, onde são as pessoas que dão mais ou menos relevo à presença na Internet de um determinado website. Neste sentido é importante gerar um awareness positivo em torno do negócio e da empresa que existe online.

3. O website deve estar optimizado para todos os dispositivos móveis.
Tem-se verificado uma tendência cada vez maior de pesquisa através de dispositivos móveis. Este motivo por si só é desde logo suficientemente importante para que o website esteja devidamente optimizado para estes dispositivos, fazendo com que a navegação seja mais fácil e “user friendly”.
Junta-se também a este fator o aparecimento de um outro algoritmo (Mobile Geddon), que está a prejudicar exclusivamente em pesquisas mobile, os websites que não estejam optimizados para estes dispositivos, embora, para já esse algoritmo ainda não tenha tido o impacto que muitos esperavam.

4. Monitorizar a presença na Internet no que diz respeito aos vários directórios
Para que a otimização local para Search Engine Optimization seja consistente, é importante que as informações da empresa estejam devidamente actualizadas e consistentes em todos os sites e diretórios em que a empresa esteja presente.

5. Optimizar sempre que possível para palavras-chave referenciando a localização.
Todas as propriedades online indicadas nas alíneas anteriores e também no website devem estar optimizadas para as devidas palavras-chave incluindo a localização.

Desta forma ficámos a perceber o objectivo e impacto deste algoritmo, assim como os procedimentos que devem ser efetuados para que este algoritmo possa ser favorável para o negócio local.



 










 


Artigos Relacionados


4.fev.2008
Yahoo + Microsoft ou Google + Yahoo ou Google > Yahoo > Microsoft?
 

 

23.abr.2008
Udi Manber, Vice Presidente da Google em entrevista
 

 

3.out.2008
Parabéns Google
 

 

17.nov.2008
Maradona vs Motores de Busca
 

 

8.ago.2008
YouTube testa reconhecimento de voz
 


 

 
Autores
     
     
    Ver Todos  
 
Formação Inesting