27.mai.2015
google search console

Google Search Console - o que é?


Após 10 anos, o GWT, ferramenta da Google destinada à utlização por webmasters, editores e proprietários de sites muda de nome, passando a ser conhecida como Google Search Console.

Com esta medida, a Google pretende indicar que a sua funcionalidade não se destina apenas a técnicos mas também a outros utilizadores menos avançados, que assim dispõem de um conjunto de serviços e informações sobre os seus sites, os seus utilizadores e outros dados relevantes para SEO.

No entanto, para além do nome e do logotipo, pouco mais mudou. Ainda assim, a Google aproveitou para introduzir algumas novas interessantes funcionalidades:

- Search Analytics for Apps, que apresenta informação detalhada sobre pesquisas, páginas e tráfego por país, que é registado por uma App. Permite aplicar filtros diversos, devolvendo a informação habitual sobre tráfego ou tipos de pesquisa.

- Fetch as Google for Apps, uma funcionalidade que replica a forma como a Google vê os conteúdos numa app em Android, o que permite aos programadores verificar e corrigir situações de erro.

Apesar destas alterações, a utilidade do agora Google Search Console mantem-se, sendo um serviço gratuito que facilita a monitorização e manutenção de um site, ao mesmo tempo que auxilia os motores de busca na correcta e mais eficiente indexação de sites, um dos passos importantes na classificação dos mesmos.


 











Artigos Relacionados



29.jul.2014
 
Google facilita o SEO Internacional nos sites
 
 
 
17.jul.2012
 
As Ferramentas Analytics e Webmaster Tools
 
 
 
22.jan.2008
 
Google lança Guia Rápido para o Webmaster Tools
 
 
 
27.jun.2008
 
Webinários SEM Gratuitos que se aproximam
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting