4.nov.2009


Google Wave – Comunicação e Colaboração em tempo real


Nasceu mais um projecto com assinatura Google. O produto designa-se Google Wave e vem redefinir o nosso significado de comunicação em tempo real, apresentando uma plataforma online expansível que permite a cooperação e comunicação entre amigos, colegas de trabalho ou até mesmo cooperação entre empresas, recorrendo a um conjunto de ferramentas de tal forma integradas que possibilitam fazer aquilo que há anos atrás era impensável fazer através do nosso browser.

O produto foi apresentado pelo Google em Maio de 2009 e está ainda em fase de teste.

Trata-se de uma plataforma para web cuja intenção é unir serviços como e-mail, instant messaging, wiki e social networking, partilha de ficheiros, gestor de tarefas num ambiente único, funcionando a partir de qualquer browser, em qualquer sistema operacional.

O Wave faz lembrar a conversa em fóruns ou listas de discussão, com colaboração em tempo-real, permitindo mesmo que os participantes de um mesmo Wave acompanhem o que é digitado antes da edição terminar. Esta ferramenta, para além de ser em tempo real, permite a integração com outros sistemas através de Extensões graças às suas APIs, como a integração do software com redes sociais e blogs, além da possibilidade de comunicação por voz.

A tendência dos utilizadores não é para substituir os formatos de comunicação existentes mas para os complementar. Os blogs não substituíram as páginas de Internet, tal como as mensagens instantâneas não substituíram o e-mail.

Para que a tecnologia se massifique, é preciso que se transforme em algo quase inevitável, que toda a gente tem e usa (um pouco como está a acontecer com o Facebook). Neste momento, há perto de dez milhões de utilizadores do correio electrónico do Google, o Gmail, e pelo menos essa fatia dos utilizadores de internet é um alvo potencial.

Por agora, a plataforma continua a ser testada num sistema fechado de convites e a equipa de programadores está a trabalhar nas melhorias técnicas para alargar a disponibilização do Google Wave a nível global e incluir novos idiomas no início de 2010. Só então poderão aderir livremente ao Google Wave todos os que estiverem na mesma onda.




Links


 











Artigos Relacionados



20.fev.2008
 
iPhone gera 50 vezes mais pesquisas mobile que a concorrência
 
 
 
24.fev.2015
 
Internet of Things – A grande tendência de 2014 (ou não!)
 
 
 
18.dez.2009
 
Google Googles: O Futuro é das imagens
 
 
 
11.jun.2013
 
Os impactos do Penguin 2.0 – Google continua a luta contra o Web Spam
 
 
 
28.set.2010
 
Onde você estiver, o Google Places está
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting