Academia   Seminários
 
 
 
 
     
 
21.ago.2008
Bluetooth Marketing

Marketing de Proximidade: nova tendência do mobile marketing


Um pouco por todo o mundo, florescem exemplos de aplicação da tecnologia bluetooth como ferramenta de marketing de proximidade.

Utilizadores com terminais móveis que possuam a tecnologia Bluetooth activa e estejam no raio de acção de antenas emissoras, podem receber mensagens de texto, fotografias, sons, vídeos ou até software como jogos.

As potencialidades de marketing são portanto elevadas, mas qual o real universo de utilizadores que estão alcançáveis com esta tecnologia?

Segundo um estudo da GfK - Handset Sales European Union e da BCN market research, validado pelo E-Plus, se assumirmos os seguintes pressupostos:
 
. Que a penetração da tecnologia GSM na União Europeia tende para os 100%;

. Que a taxa de penetração da tecnologia Bluetooth é de aproximadamente 80% no parque de terminais móveis da União Europeia;

. Que apenas 20% com tecnologia Bluetooth a possuem activa;

... podemos então concluir que cerca de 15% dos utilizadores com telemóvel são potenciais alvos de acções através da tecnologia Bluetooth.

Embora este seja um indicador que parece retirar potencial de impacto ao canal, devemos ter em conta que este rácio se encontra em crescimento e que se trata de uma forma de alcançar novos públicos que de outra forma não seriam atingidos.

Este tipo de acção tem vindo a ser implementado com especial ênfase em locais de grande afluência de público como eventos, concertos, feiras ou centros comerciais.

Em breve divulgaremos alguns casos de aplicação do Bluetooth no marketing de proximidade.



 










 


Artigos Relacionados


27.nov.2013
O Geomarketing via Telemóvel
 

 

19.abr.2010
Uma nova fase da marketingtecnologico.com
 

 

28.set.2010
A realidade revista e aumentada.
 

 

1.mar.2011
Mobile World Congress 2011
 


 

 
Autores
     
     
    Ver Todos  
 
Formação Inesting