Academia   Seminários
 
 
 
 
     
 
8.jan.2013
Mensagens Mobile – Abordagem Multicanal

Mensagens Mobile – Abordagem Multicanal


Os terminais móveis especialmente os smartphones são já vistos como uma extensão do próprio consumidor. Uma pesquisa recente realizada pela iPass concluiu que mais de 61% dos inquiridos mantêm o telefone no quarto, e 41% dentro do alcance do braço enquanto dormem. Sabe-se também que praticamente a totalidade das mensagens sms são lidas e a maioria dentro de cinco minutos após a sua recepção.
 
Mas para que esta eficácia traduza resultados, terá que haver uma selecção cuidada de canais de mensagens móveis para que que se gere um engagement sólido e de longo prazo com os clientes e subscritores. O contrário também pode acontecer se de alguma forma a mensagem for inoportuna quer pela forma, conteúdo ou momento de entrega.

Daí que uma abordagem multicanal para comunicação móvel permita maximizar a eficácia e alcançar os objectivos pretendidos consoante a tipologia destes.
 
As mensagens móveis complementam os métodos de comunicação tradicional e actuam, de forma diferente consoante o ciclo de vida da compra. No universo das mensagens mobile são considerados as SMS, MMS, Notificações PUSH, e Voz.
 
Segundo Tim Ritchie da Openmarket deve-se considerar o uso de uma mistura de canais de mensagens para garantir diferentes propósitos.
 
As potencialidades de cada tipologia não se esgotam apenas num único propósito, no entanto alguns canais são mais indicados para certas acções do que outros e podem até complementar-se como apresentado abaixo:
 
Construir Awarness – Dar a conhecer produtos ou marca enviando perspectivas de informações sobre o produto através de mensagens. O canal mais adequado pela possibilidade de media que oferece são as MMS que permitem rich media com imagens, áudio ou vídeo.
 
Impulsionar a compra – Aqui, o SMS ganha pela simplicidade. A comunicação de disponibilidade, e detalhes como preços entre outros é feita de modo mais rápido por se tratar só de texto.

Fidelização - As mensagens Push, só atingem utilizadores de smartphones. No entanto são um segmento de mercado em rápido crescimento. Estas notificações inteligentes têm de ser habilitadas pelas Apps e podem ser usadas para comunicação de produtos, promoções e quaisquer outras mensagens. Em termos de resultado esta tipologia acaba por ser a mais completa.
 
Todos os tipos de mensagens via mobile permitem a simplificação de processos e automatismos com custos muito reduzidos face a alternativas standart. No entanto as mensagens voz, podendo ter também algum papel relevante em outras categorias acima citadas, constitui um meio muito interessante para esse efeito.
 
A abordagem de comunicação multicanal móvel é um componente crucial em qualquer estratégia de marketing equilibrada porque oferece uma personalização única e envolve os clientes antes, durante e após o ciclo de vida de compra.



 


Fontes


 








 

 
Autores
     
     
    Ver Todos  
 
Formação Inesting