1.mar.2011
Mobile World Congress 2001

Mobile World Congress 2011


Tal como no ano passado, estivemos presentes no Mobile World Congress, em Barcelona, entre os dias 14 e 17 de Fevereiro. Neste evento é onde são apresentadas as grandes novidades e tendências do mercado das comunicações móveis e do mobile marketing.

Na edição deste ano do Mobile World Congress, estiveram presentes cerca de 1400 expositores, tendo o número de visitantes ascendido a mais de 55.000 visitantes oriundos dos mais variados pontos do globo em busca das maiores novidades e oportunidades de negócio neste sector.

Assistiu-se a uma forte presença por parte dos sistemas operativos para smartphones, nomeadamente o Android, Windows Mobile e iOS da Apple. Todos eles fizeram os possíveis para atrair, mais do que utilizadores, visto que o certame é dirigido a profissionais, aos programadores, anunciantes e operadores móveis. A este nível o sistema operativo Android destacou-se de todos os concorrentes, tendo conseguido juntar no seu espaço um grande número de produtores de software. Foi também aquele stand que gerou maior empatia e buzz junto dos visitantes.
 
A publicidade e difusão de mensagens publicitárias também irá passar cada vez mais pelas APPS, e foi assim que as APPS, sobre as quais já aqui falámos, tiveram em grande destaque. Estiveram reunidos cerca de 10.000 programadores aos quais foi dada a possibilidade de assistir a várias conferências com os maiores especialistas da área de desenvolvimento para smartphones e também a hipótese de experimentar em primeira mão as novas plataformas de desenvolvimento da Apple, Microsoft, BlackBerry, Samsung, Nokia, etc.

Ao nível do mobile marketing, a grande tendência passa pela localização dos consumidores. Vários foram os expositores que dedicaram a sua presença no Mobile World Congress 2011 à apresentação das suas plataformas de mobile marketing de geo-referenciação. Graças aos terminais móveis que possuem o sistema de GPS integrado, passa a ser possível aos anunciantes enviar mensagens específicas ou alertar os visitantes de certos espaços físicos da existência de promoções e de anunciar os seus produtos consoante a localização dos visitantes.

Não só os smartphones tiveram destaque no Mobile World Congress 2011, também os tablets mostram que vieram para ficar. Também estes dispositivos possuem acesso à internet e sistemas de GPS integrados e será também por aqui que os anunciantes terão um terreno fértil para lançarem as suas campanhas.

No decorrer da Feira foram várias as personalidade do mundo dos negócios que marcaram a sua presença em conferências e palestras, entre os quais: Steve Ballmer, CEO da Microsoft, Carol Bartz, CEO do Yahoo!, Dick Costolo, CEO do Twitter, Eric Schmidt, CEO da Google, Paul Otellini, Presidente e CEO da Intel, Stephen Elop, Presidente e CEO da Nokia, entre muitos outros.

Durante o evento tiveram também lugar a atribuição de prémios para distinguir as empresas e produtos que se destacaram no mundo do mobile. Para ver uma lista dos vários premiados, por favor, clique aqui.
 
O marketing está cada vez mais móvel e o Mobile World Congress veio provar isso mesmo. A publicidade on-line já provou a sua eficácia, agora é a vez da publicidade móvel jogar a sua cartada e provar que veio para ficar.


 











Artigos Relacionados



30.set.2014
 
O Marketing Digital das Academias e Ginásios
 
 
 
21.ago.2008
 
Marketing de Proximidade: nova tendência do mobile marketing
 
 
 
28.set.2010
 
A realidade revista e aumentada.
 
 
 
7.dez.2010
 
Conclusões do Relatório AdMob
 
 
 
14.fev.2008
 
Publicidade Indexada a Pesquisas Móveis rondará os 3500M USD em 2012
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting