Academia   Seminários
 
 
 
 
     
 
18.jan.2011
O Marketing  Digital é o Novo Preto

Moda: O Marketing Digital é o novo Preto


Uma das grandes tendências do momento para indústria da moda é o marketing digital.

Marc Jacobs, Dolce & Gabanna, Louis Vuitton, Jimmy Choo, Diane von Furstenberg e Burberry são apenas uma amostra ínfima de grandes marcas que adoptam o online para promover ou divulgar algum produto ou acção. E desengane-se quem pensa que este tipo de estratégias apenas são feitas além fronteiras. Em Portugal, também já muitas grandes (e pequenas) marcas dão passos neste sentido.
 

Social Media

O Facebook é o santo graal no que diz respeito às redes sociais e é o predilecto para acções de cariz publicitário por parte das marcas. A sua grande maioria possui uma facebook page personalizada onde interage com os seus seguidores, desvenda novidades, previews de novas colecções, lançamentos de novos produtos, …

A criação de jogos, aplicações e passatempos sob os mais diversos pretextos, são uma constante nestas páginas.

Diane von Furstenberg afirma que “ignorar a internet e as redes sociais seria uma loucura”. A avaliar pela quantidade de seguidores que estas páginas possuem, pode ser sinónimo que as grandes marcas que outrora se encontravam tão distantes, hoje em dia fiquem mais humanizadas, sem perder a sua mística. Um dos exemplos é a página da marca Victoria Secret que aderiu ao Facebook em Junho de 2009 e conta actualmente com 11.077.808 fãs.

O You Tube e o Twitter - este último numa escala mais internacional - também são veículos bastante utilizados pelas marcas.

Além fronteiras, sites como o Foursquare e o Polyvore também são bastante populares para campanhas geograficamente mais focalizadas. Por exemplo, Jimmy Choo utilizou o Foursquare para a campanha Catch-a-Choo, onde mulheres tinham de correr por vários locais seleccionados em Londres para ganharem um par de ténis da marca. A primeira que documentasse a chegada via Twitter ou Facebook ganhava o tão esperado prémio.

A par com as redes sociais, os blogues são a nova coqueluche para campanhas de marketing.

O crescente aparecimento de blogues relacionados com moda e a dimensão que os mesmos têm ganho um pouco por todo o globo fez com que as marcas vissem nestes uma forma de aproximação mais directa com o seu público.
Aqui, a interacção é feita de várias formas, sendo bastante comum a cedência de produtos a bloguers de referência para uso pessoal para que seja feita uma crítica aos mesmos ou por mero product placement.
 
O incentivo a passatempos patrocinados com produtos das marcas é outra das tácticas bastante utilizadas. Qualquer uma destas acções gera um buzz tremendo, uma vez que apenas são feitas em blogues com uma exposição considerável.

Em Portugal, esta é uma tendência cada vez mais comum. Blogues como A Pipoca Mais Doce e a Mini-saia têm frequentemente passatempos promovidos por marcas que vão desde a Salsa, Lanvin para H&M, Clinique, entre muitas outras.

Aplicações para Telemóveis

No que diz respeito às aplicações para telemóveis, os grandes nomes da moda não perdem tempo.

Ele são aplicações com alertas sobre saldos e promoções específicas, ele são lançamentos de produtos exclusivos, ele são dicas de estilo personalizadas, ele são desfiles de novas colecções.

Apesar de muitas estarem já disponíveis para Blackberry e Android, a grande maioria está focalizada para iPhone, como por exemplo a casa Chanel que possui uma aplicação para o modelo da Apple onde podem ser vistos alguns desfiles da marca.
 
 
Por cá e por lá muitas são as estratégias adoptadas por todos os nomes que fazem parte deste meio. A internet, em geral, transformou a indústria da moda, fazendo do marketing digital, em particular, um verdadeiro must have.
 



 










 


Artigos Relacionados


24.fev.2015
Internet of Things – A grande tendência de 2014 (ou não!)
 

 

8.jan.2013
Formatos de Publicidade no Facebook – Histórias Patrocinadas e Posts Promovidos – Parte 2
 

 

23.set.2012
Facebook Search – um concorrente do Google, (ainda) distante no tempo
 

 

20.dez.2011
Viagens aéreas sociais
 

 

28.ago.2009
Ranking dos políticos no Facebook
 


 

 
Autores
     
     
    Ver Todos  
 
Formação Inesting