10.abr.2012
Publicidade nos Portais de Viagens Online

Modelos de publicidade em portais de viagens


Um pouco na continuação do artigo sobre os Business Listings no Trip Advisor, procuramos agora perceber que outras formas existem para as empresas apresentar os seus produtos turisticos nestes sites dedicados a turismo e viagens.

Como vimos anteriormente, o Trip Advisor tem os Business Listings mas estes destinam-se apenas a unidades hoteleiras. No caso de um parque temático ou restaurante, esse caminho acaba por se encontrar fechado, pelo que se torna necessário recorrer aos outros meios possíveis.

Para tal, o Trip Advisor disponibiliza o serviço para proprietários, área reservada onde poderão colocar informação que lhes dará mais destaque. Mas existem ainda outras formas, mais tradicionais, de publicidade online:

- Display, com banners, em modelo CPM, que permitem segmentação geográfica mais ou menos precisa, consoante o destino que se pretende alcançar e que podem ser utilizados por parques temáticos e outras unidades de turismo que não hotéis;

- Anúncios de Texto, em modelo CPC, dirigido a OTA’s (online travel agents) ou cadeias de hotéis de média dimensão - ainda que pequenos hotéis também consigam espaço publicitário no Trip Advisor, através de agregadores de tráfego). Já aqui o Google faz-se notar, pois estes anúncios são através da sua rede.

Os valores de investimentos poderão ser negociados, em função do budget do cliente e do tipo de publicidade que se pretende apresentar.

Nos principais concorrentes analisados, existem contudo algumas diferenças.

No caso da Expedia, rede que inclui outros sites conhecidos como o Hotels.com ou Hotwire.com, os modelos de publicidade disponibilizados apresentam vários formatos:

- Display, com banners, em modelo CPM e em várias localizações dentro dos sites. Não indicam ter limitações quanto ao tipo de clientes que pode recorrer a este formato;

- Anúncios de Texto, com imagem, em modelo CPC, localizados no topo e fundo das páginas de resultados mas limitados apenas a parceiros do programa Expedia Special Rate;

- Anúncios de Texto, com limitação de caracteres (25 no titulo, 70 no corpo do anúncio);

Outros formatos passam por anúncios interactivos ou branded pages. No entanto, o valores minimos indicativos para campanhas nesta rede rondam os 10.000 Dólares.

No entanto, existe uma particularidade interessante no terceiro site analisado, o Trivago. Por se considerar como um motor de busca de hotéis e trabalhar em parceria com OTA’s, consideram que anúncios, tanto de texto como display são fontes de distracção e frustração dos utilizadores, motivo pelo qual não dispõem de qualquer tipo de publicidade online disponível.

Não deixa de ser curiosa a quantidade de formatos e possibilidades permitidas pela Trip Advisor ou Expedia, em contraste com esta opção do Trivago. Sendo a publicidade online uma forma eficaz de atingir o público e mais ainda de a ele chegar em pleno processo de escolha e decisão, parece importante analisar as vantagens que este tipo de comunicação terá no mix de uma empresa hoteleira ou de turismo e perceber qual o retorno que se irá ter, principalmente quando os investimentos poderão já ser considerados elevados. Como referido no artigo anterior, torna-se essencial ter a capacidade de aferir os resultados e a sensibilidade de entender o que se quer e o que se está a obter e decidir sobre a continuação ou não.


 











Artigos Relacionados



17.dez.2013
 
A Monetização de Vídeos YouTube
 
 
 
13.mai.2008
 
MEO com campanha viral interactiva
 
 
 
1.abr.2015
 
Anúncios AdWords no Google Play Music
 
 
 
17.jul.2012
 
Experiência e valor
 
 
 
28.ago.2009
 
Twitter para profissionais
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting