26.jun.2014
O Mundial de Futebol nas redes sociais

Mundial de Futebol nas redes sociais


O Mundial de futebol não é apenas golos, foras de jogo e uma ou outra dentada. Deixemos de lado por momentos a matemática que a nossa Selecção tem de fazer para poder continuar no torneio e vejamos como é que o Facebook e outras redes sociais estão a reagir ao campeonato do mundo de futebol que está a decorrer no Brasil.
 

Comparativamente aos grandes eventos que se realizaram nos últimos tempos, desportivos ou não, o Mundial de Futebol do Brasil já ultrapassou, só no Facebook, o número de menções combinadas da cerimónia dos Oscars, da final do Super Bowl e dos Jogos Olímpicos de Inverno realizados em Sochi, na Russia. Segundo dados disponibilizados pelo Facebook, cerca de 141 milhões de pessoas publicaram conteúdos relacionados com o Mundial. Estas publicações geraram 459 milhões de interacções (gostos, partilhas ou comentários).

De todos estes dados, decidimos fazer um pequeno campeonato de estrelas de futebol nas redes sociais e ver como é que cada um destes jogadores é visto pela comunidade.

Assim, escolhemos 5 jogadores que de algum modo se estão a destacar no Mundial do Brasil, quer pela positiva quer pela negativa. Então, os escolhidos foram Cristiano Ronaldo, por razões óbvias, Neymar, Messi, Rooney e Luis Suarez, este último talvez porque este artigo foi escrito por volta da hora de jantar e já ronda por estes lados a vontade de dar uma trinca.

Em termos de volume de menções o vencedor da lista é Luis Suarez. O facto para o seu comportamento não ser o mais exemplar leva a que na última semana tenha sido o jogador de quem mais se falou. Em segundo lugar surge Messi e em terceiro lugar, Ronaldo. Os dois últimos as estrelas maiores do mundo do futebol, assim que nada de novo a assinalar.

Quanto ao sentimento, e apesar de Luis Suarez andar a morder os seus adversários, Wayne Rooney é aquele que acumula mais menções negativas. A eliminação da Inglaterra logo na primeira fase da competição muito contribuiu para estes dados. O avançado inglês é seguido de muito perto, como não era de estranhar, do avançado do Uruguai.

No que toca a menções positivas, aquele que se destaca da concorrência é Messi, logo seguido de Ronaldo, que apesar da sua prestação na competição tem a seu favor as causas solidárias e os cortes de cabelo a imitar a cicatriz da operação do bebé que ajudou a pagar. A ocupar o terceiro lugar do jogador com mais menções positivas está a estrela do Brasil, Neymar.

Caso não existissem comportamentos como o de Luis Suarez, os dados que pudemos verificar não seriam muito diferentes. Messi, Ronaldo e Neymar seriam seguramente os mais mencionados e também o que mais menções positivas teriam. O que se pode ver é que os países de onde as menções têm origem trazem à cabeça um país que à partida não está muito virado para o fenómeno do futebol.

A bola que siga a rolar que deste lado continuaremos atentos ao que o futebol vai fazendo no mundo das redes sociais.

 


 











Artigos Relacionados



28.ago.2009
 
Ranking dos polĂ­ticos no Facebook
 
 
 
21.jan.2014
 
EdgeRank: como aproveitar as potencialidades do algoritmo do Facebook
 
 
 
22.out.2013
 
Quanto tempo dura um link nas redes sociais?
 
 
 
23.jul.2013
 
Afinal para que servem as hashtags no Facebook?
 
 
 
3.jan.2012
 
Consumidores desconfiam do Facebook para fazer compras
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting