Academia   Seminários
 
 
 
 
     
 
18.Mar.2014
Processo de Renovação Em Curso no Facebook

Está a acontecer um PREC no Facebook


Alterações ao nível gráfico ou de funcionalidades é algo a que já todos estamos habituados no Facebook. Nos últimos tempos as alterações são mais ao nível das funcionalidades: a opção X deixa de estar disponível para passar a estar disponível a opção Y ou o botão deixou de estar “aqui” para estar “ali”. Pois bem, preparem-se pois vêm aí alterações significativas ao nível do grafismo das páginas Facebook para marcas. O Processo de Renovação Em Curso (PREC) está em marcha.
 

Muitos de vós já devem de ter reparado que o aspecto do Facebook quando acedem já é diferente. No meu caso ainda não fui um dos “privilegiados”, mas já tive oportunidade de o ver em directo. Para além das cores, as opções de navegação mudam de sítio, mas nada de mais. Todos reclamamos mas no final acabamos por nos habituar.

Ao nível das páginas Facebook também existe um PREC a acontecer no preciso momento em que estas linhas são escritas. Vejamos então o que irá mudar:

1. Cronologia – vai passar a existir apenas uma coluna com conteúdos, ao invés do que agora acontece em que temos a informação ordenada cronologicamente com os conteúdos a serem repartidos pelo lado direito e esquerdo da coluna, com a possibilidade de se colocar um conteúdo em destaque a ocupar toda a largura da coluna.

2.Coluna da esquerda – este espaço fica reservado para informação sobre a marca/empresa. Aqui serão vistos dados como o número de Gostos, morada, horário de funcionamento ou amigos que gostam da página.

3.Acesso às ferramentas de administração – enquanto neste momento surge um painel no topo da página para que o administrador possa ter acesso à área de gestão, com estas alterações a informação passa a estar disponível no topo da página, sempre visível para quem administra a mesma, separadores de acesso rápido a Estatísticas e Ferramentas de Administração.

4.Esta Semana – no canto superior direito, mesmo por cima do menu de navegação cronológica da página passa a estar a informação sobre o desempenho da página na passada semana.

5.Desaparecem os Separadores – esta é talvez a aquela alteração que vai deixar mais gestores de página descontentes. Enquanto neste momento os separadores são visíveis quando o visitante acede à página e os pode ver no topo da página, logo por baixo da capa, a partir de agora os Separadores ou Facebook Tabs passam a estar visíveis apenas a quem clicar no botão “Mais” que surge ao lado das opções Acerca, Fotos e Vídeos.

Já sei que a última das alterações é aquela que seguramente mais vos levanta algumas preocupações, mas pensem assim: em termos médios, o número de fãs que regressa à página para consultar informação é cerca de 2%. Por isso, não vem grande mal ao mundo com o desaparecimento dos separadores. Como eu sempre digo: A magia acontece é no Feed de Notícias e não na Página.

Aguardemos então que cheguem as alterações para todos. Até lá há tempo para todos nos mentalizarmos que no Facebook, tal como na vida, nada se perde e tudo se transforma.



 


Imagens



Fontes


 








 

 
Autores
     
     
    Ver Todos  
 
Formação Inesting