25.ago.2014
O fim do fan gate no Facebook

O fim do fan gate do Facebook


Para quem sabe o que é um fan gate e já o usou, esta pode ser uma notícia assustadora, para os que não sabem o que é, passamos a explicar para ver se se irão assustar tanto quanto os primeiros.

 

O Fan gate é uma funcionalidade largamente utilizada em páginas de Facebook e que permite dentro de um separador filtar o conteúdo que mostra aos utilizadores que já são fãs da página e aos que ainda não o são. Normalmente é utilizada em passatempos e desta forma é possível angariar mais fãs ao solicitar o seu “Gosto” em troca de poderem participar no passatempo e habilitarem-se a ganhar prémios.

Pois bem, o Facebook anunciou que este tipo de funcionalidade vai passar a estar indisponível a partir de 5 de Novembro, sendo que desde já se pede às páginas que deixem de usar esta funcionalidade.

Se por um lado isto pode ser uma má notícia para as marcas que desejam fazer crescer a sua base de fãs através de passatempos, por outro pode vir a ser uma boa notícia. E pode ser uma boa notícia pois esta é mais uma oportunidade de as marcas aprenderem a deixar de se focar apenas em “Gostos”, “Fãs” e outros números que não interessam muito pois na altura de comunicar estes números, por muito elevados que sejam, não significam que as suas publicações estão a chegar ao público-alvo.

Com esta alteração o Facebook diz que o grande objectivo é dar um maior valor ao “Gosto”, pois desta forma os utilizadores irão seguir apenas as páginas que realmente lhes interessam e não aquelas que estão na rede para apenas lançar passatempos e não acrescentar nada de novo em termos de conteúdo para quem os segue.

De forma resumida: acabou o fan gate mas o Facebook não. É só mais uma mudança nas regras de utilização a ter em conta e prever aquando da estratégia para a presença no Facebook. O lado mais positivo é que desta forma as marcas saberão que é seu fã é por que realmente gosta do que publicam e não simplesmente quem anda à procura de ofertas e prémios.
 


 











Artigos Relacionados



29.abr.2014
 
Porque muda tanto o Facebook?
 
 
 
8.jun.2010
 
Facebook cresce no Vídeo Online
 
 
 
2.ago.2011
 
Facebook for Business: o contra-ataque do Facebook ao Google+?
 
 
 
13.set.2011
 
Onde está Portugal no Facebook?
 
 
 
22.jun.2010
 
Quanto valem os seus fãs?
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting