14.set.2010
A evolução

O futuro é móvel


A grande revolução que foi o aparecimento da Internet, e a forma como esta se tornou parte integrante das nossas vidas, está agora a tomar conta dos telemóveis. Esqueçamos os sites WAP que surgiram nos últimos anos da década passada e início da actual, onde nos eram apresentados conteúdos monocromáticos e muitas vezes de difícil leitura.

Os sites mobile da nova geração começam agora a fazer parte do dia-a-dia dos utilizadores da Internet, havendo mesmo indicadores que dizem que em finais de 2011 haverá mais consultas a Web sites a partir de terminais móveis do que a partir de computadores. A mobilidade está cada vez mais a ganhar terreno e a vontade dos consumidores assim o exige.

Tal como acontece na Internet tradicional, os sites mais consultados são aqueles relacionados com serviços noticiosos, redes sociais e conteúdos para adultos.

Nos Estados Unidos, um em cada quatro consumidores em idade adulta afirma que durante o próximo ano será visitante assíduo de sites a partir do seu telemóvel. Dos consumidores que afirmaram passar a usar os seus terminais móveis para a consulta de sites mobile, 69% afirmaram que a sua preferência ia para sites relacionados com o estado do tempo, 70% dizem que irão visitar sites de pesquisa, e mais de 50% afirma que devem visitar sites de notícias e redes sociais. Os inquiridos afirmam também que terão mais tendência a visitar os sites se estes forem gratuitos, de rápido carregamento e de fácil navegação.
 
Em Portugal, o boom está a acontecer agora. Prevê-se que nos próximos anos a estratégia das empresas passe a englobar no seu marketing-mix a divulgação dos seus produtos e serviços via internet móvel. Paralelamente ao crescimento do número de sites mobile e dos visitantes dos mesmos, as campanhas de links patrocinados, exclusivas para telemóveis, irão também crescer. Mas sobre esta última questão, debruçar-nos-emos noutra ocasião.
 
Apresentamos de seguida alguns exemplos de sites mobile que se tornaram casos de sucesso e que ajudaram as respectivas empresas que apostaram nesta tecnologia, a alavancar as suas vendas ou a aumentar os níveis de notoriedade das suas marcas.
 
Adidas
 
A Adidas, uma das mais conhecidas marcas de material desportivo, efectuou uma campanha através da internet móvel, com o intuito de chegar aos seus clientes mais jovens. Foi criado um site que permitia aos visitantes ouvir clips de áudio de vários artistas, ver vídeos e descarregar toques de telemóvel das suas músicas favoritas. O site incluía também um sistema de localização geográfica que mostrava, de acordo com a respectivo local onde o utilizador se encontrava, a loja mais próxima para a aquisição de produtos Adidas.
Com esta campanha, a Adidas obteve visitas na ordem dos 290.000 visitantes, os quais descarregaram mais de 100.000 toques para telemóvel. Esta campanha tornou-se também viral, tendo o site sido recomendado mais de 10.000 vezes a amigos.
 
Playboy
 
A Playboy desde o seu lançamento, em 1953, foi uma revista que esteve sempre na frente no que toca a avançar por terrenos pouco explorados, e em dar aos seus leitores o que eles desejavam. No caso dos sites mobile, a Playboy também não se ficou atrás, tendo lançado a primeira versão do seu site mobile em 2009. No primeiro mês de visitas o site obteve mais de 400.000 visitantes, e sem que nenhuma campanha de grande relevo tenha sido efectuada. Foram descarregados mais de 70.000 wallpappers para telemóvel.
 
 
 
O futuro é móvel, e está já presente no nosso dia-a-dia. Cada vez mais teremos ao nosso alcance equipamentos para podermos aceder à internet em todo o lado, a custos reduzidos e com serviços cada vez mais evoluídos.
 


 







 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting