28.set.2010
Google Places

Onde você estiver, o Google Places está


Se já lhe aconteceu querer saber quais os melhores restaurantes de um determinado local, os cafés mais in ou as melhores lojas das proximidades então continue a ler.
Se ainda não conhece, apresentamo-lhe o Google Places, um bom aliado para si e para o seu negócio.

O Google Places é – como o próprio nome indica - um serviço do Google, no qual as empresas podem aparecer nos resultados de pesquisa do Google Maps com informação personalizada. Para além da informação básica como nome, endereço, telefone e site, poderão ser configurados dados específicos sobre o negócio, entre eles, a categoria, horário de funcionamento, vídeos e detalhes adicionais de acordo com a área de actuação (estacionamento, promoções, reservas, informação sobre produtos, entre muitos outros).
 
Parece simples? E é. Para além do mais é gratuito e não requer a obrigatoriedade de possuir um site próprio.
 
Na prática funciona assim. As listagens de empresas presentes no Google Maps são nada mais que um aglomerado de informações recolhidas a partir de diferentes lugares, como por exemplo as Páginas Amarelas. Caso uma determinada empresa já faça parte desta listagem, o proprietário poderá, entre outras opções, personalizar a informação disponível. Por outro lado, se uma empresa não se encontrar listada, poderá ser criado o registo.
 
De forma a conferir credibilidade a todas as listagens criadas e editadas, toda a informação inserida terá de ser confirmada pelo proprietário da empresa.
Todo este processo de inserção e personalização poderá ser editado sempre que o proprietário da mesma assim o entender, respeitando as directrizes impostas pelo sistema.

E também possível interligar as contas do Google Places com o Adwords, onde poderá incluir informações de localização nos anúncios da campanha.
O Google Places permite também aos proprietários das empresas uma interactividade com o seu público-alvo, onde estes poderão responder às opiniões e comentários colocados online sobre a sua empresa, de acordo com um conjunto de boas práticas.
 
O sistema permite também consultar o desempenho das listagens apresentadas, disponibilizando estatísticas onde figuram o número de impressões (número de vezes que a listagem apareceu nos resultados de pesquisa) e o número de acções (número de utilizadores que clicaram na listagem após a exibição da mesma). De referir, que as estatísticas não são calculadas em tempo real e possuem um atraso de 24 horas. Na plataforma também poderá ver os termos de pesquisa que accionaram a exibição da listagem da empresa.
 
Todos os resultados de pesquisa do Google baseiam-se primeiramente na relevância. Para o Google Maps não é excepção. Este classifica as listagens de acordo com a relevância para os termos de pesquisa inseridos, bem como a distância geográfica, entre outros factores. No entanto poderá acontecer ser exibida uma empresa que se encontre geograficamente mais longe por ser classificada pelo sistema como mais relevante para a pesquisa em questão.
 
Apesar do Google Maps encontrar-se disponível para vários modelos de telemóveis, a aplicação Places está, até ao momento limitada aos modelos Android.
 


 











Artigos Relacionados



16.jan.2008
 
Publicidade para Extra-Terrestres
 
 
 
11.set.2009
 
Caixa de Pesquisa Google é agora tamanho XL
 
 
 
2.abr.2013
 
Em terra de Publicidade Display, o Google também é Rei
 
 
 
9.mai.2011
 
Um olhar sobre o update Google Panda: como o Google entende a Qualidade de uma Página
 
 
 
12.nov.2008
 
Google Flu Trends: Exemplo de como estudar o mercado através dos motores de busca
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting