Academia   Seminários
 
 
 
 
     
 
29.dez.2008


Os 10 artigos mais lidos de 2008


Com 2008 a chegar ao fim, é curioso ver quais os posts que suscitaram mais interesse. Assim sendo e em contagem decrescente, aqui vão os 10 artigos mais lidos de 2008.

Na cabeça de muitos, Google AdWords é sinónimo de publicidade indexada naquele motor de busca. Definem-se as palavras-chave, escreve-se o texto do anúncio, escolhe-se o preço a pagar por cada clique, e pronto, temos uma campanha no Google.
 
Esse processo é de facto a coluna vertebral do sistema, e a razão da sua popularidade. Mas a seu lado, existem outras possibilidades que podem aumentar o alcance da campanha.
As campanhas de e-mail marketing (quando feitas para bases de dados permission) parecem ter um retorno elevado. Mas a hora do dia em que as mensagens são enviadas, influenciará os resultados finais?
 
Há uns anos, quando a expressão “Marketing Tecnológico” ainda não existia, e em vez de Redes Sociais e demais Social Medias, tínhamos “Newsgroups” e “mIRC”, li um artigo que procurava assinalar as diferenças entre “Marketing Viral” e “Passa-Palavra”.
 
O Marketing Viral era então um conceito recente, ao contrário do Passa-Palavra ou Word of Mouth.
Em português “ir às compras” não quer necessariamente dizer que se vai comprar alguma coisa. “Ir às compras” pode perfeitamente significar apreciar montras, entrar em lojas “só para ver”, enfim passear por espaços comerciais.
Em inglês existem dois termos que fazem a distinção entre o comprar e o “ir às compras”: shopping e buying.
 
Um pouco por todo o mundo, florescem exemplos de aplicação da tecnologia bluetooth como ferramenta de marketing de proximidade.
 
O fenómeno do SPAM continua a crescer. Segundo a IronPort, actualmente cerca de 62 biliões de emails spam são enviados todos os dias. Há um ano atrás esse valor era de 31 biliões. Para piorar o cenário, muitos desses emails não solicitados contêm virus ou ficheiros de grandes dimensões que entopem os servidores.
 
Consome-se mais vídeo online, que nunca e as marcas tentam rentabilizar a tendência com estratégias de marketing viral.
 
De seguida estão 3 vídeos, que já fizeram um longo percurso de email em email e de blog em blog. E embora os três pareçam “reais”, dois são apenas anúncios muito bem feitos.
A escolha foi um pouco ad-hoc. O objectivo era olhar para sites de meios de comunicação social e identificar alguns problemas do ponto de vista do Search Engine Optimization.
 
Estes são os que me chamaram mais a atenção.
Alguns sites de comércio electrónico possibilitam a inserção de códigos que dão descontos na altura do pagamento. Esta forma de promoção de vendas na web vem catalogada em todos os manuais de e-marketing desde os primeiros tempos, já que é daquelas iniciativas que se podia transpor com vantagem do mundo de pedra e cal para a web.
 
O sistema de links patrocinados da Google atribui a cada palavra-chave que se licita um Índice de Qualidade. Esse Índice de Qualidade pode transformar completamente a imagem de uma campanha, pois vai influenciar o preço que cada anunciante paga e a posição em que aparecem os seus anúncios. É por isso um indicador que importa conhecer.
 



 








 

 
Autores
     
     
    Ver Todos  
 
Formação Inesting