27.mar.2015
google mybusiness

Google My Business - Nunca foi tão fácil encontrar o seu negócio?


As potencialidades do Google não param de aumentar. Prova disso é nova ferramenta Google My Business, lançada em 2014. Agora, novas oportunidades de negócio podem ser aproveitadas e exploradas.

Como?
Este one-stop shop permite que as informações de empresas locais sejam facilmente encontradas e actualizadas nos motores de pesquisa do Google, Google Maps e Google Plus, aumentando naturalmente e gradualmente a visibilidade/exposição da sua marca.

Nota: Esta ferramenta de marketing online já integra o Google Maps e o Google Plus, o que evita ter de gerir duas páginas destintas, rentabilizando desta forma o seu tempo e simultaneamente garantir que todas as informações sejam precisas, coerentes e fiáveis.

Se repararmos bem, o Google tem mais de 1,2 bilião de utilizadores únicos por mês, o que faz com que a presença online de uma empresa seja cada vez mais relevante e imprescindível, mas nem sempre fácil. Uma marca que não esteja presente na web acabará por morrer no tempo.

A importância
A presença na web permite que potenciais clientes consigam facilmente encontrar informações sobre a sua empresa online (horário de funcionamento, informações de contacto e direcções).
A presença no Google Maps, aproveitando os milhões de pesquisas efectuadas diariamente. Esta funcionalidade associada ao My Business permite auxiliar os utilizadores a encontrarem, de igual forma, informações de contacto, direcções para os locais, bem como classificações e comentários.
O Google+ é outra forma de conseguir destacar uma marca e passa pelas fotografias que são publicadas de uma empresa e/ou produtos, assim como os comentários atribuídos aos mesmos.

Bastante intuitiva, esta plataforma ajuda a construir uma base sólida de clientes fiéis. Quando criada e gerida correctamente (baseada numa determinada localização), tem benefícios sobre campanhas de SEO (Search Engine Optimization) e PPC (Pay-Per-Click), aumentando desta forma o ranking nas pesquisas. Para isso, também é importante ter uma listagem devidamente optimizada, as citações referentes ao negócio deverão ser de qualidade e por fim a qualidade dos comentários e avaliações efectuadas.
Para empresas locais, o custo-benefício será eventualmente mais favorável, em comparação a uma outra ferramenta de publicidade online.

Funcionalidades Práticas:
 Google+: Compartilhar novos textos, fotos, links, vídeos e eventos.
 Insights: É possível obter insights sobre a visibilidade, engajamento e audiência.
 Comentários: A cada área de negócio é atribuída uma classificação por parte do Google e dos seus clientes, tendo desta forma, a possibilidade de gerir a sua própria reputação online.
 Google Analytics: Acesso rápido diretamente para o dashboard Google Analytics.
 Iniciar um Hangout: Facilmente poderá iniciar ou participar de um Hangout e criar desta forma, relacionamentos duradouros.

Em resumo, podemos editar informações de contacto, descrição da empresa, horário de funcionamento, o URL do Website e muito mais. É importante não esquecer que, quanto maior for a qualidade da informação disponível sobre o seu negócio, maior será o seu impacto na avaliação adjudicada pelo Google.

Quem pode usar o Google my Business e qual o custo?
Qualquer entidade, seja uma pequena empresa, uma marca ou um artista online poderá usufruir do Google My Business de forma totalmente gratuita.

Precisa do Google My Business se já tiver um Website?
Para quem já possui um site, o Google My Business surge numa óptica de complementaridade ao que já existe. A sua marca pode estar cada vez mais presente na rede Google e assumir uma posição forte junto aos seus clientes.

Google My Business para Mobile
O “Google My Business” está disponível para Android e para iOS e uma empresa pode ser encontrada em computadores, telemóveis e tablets.
O Google My Business permite ter uma proximidade elevada com os seus actuais e potenciais clientes, garantindo que estes recebam as informações certas no momento certo, em qualquer dispositivo.


 











Artigos Relacionados



27.mar.2012
 
Business Listings Trip Advisor: Vale a pena?
 
 
 
20.dez.2011
 
Viagens aéreas sociais
 
 
 
29.jun.2014
 
Como tirar partido do Google Hotel Finder?
 
 
 
3.jan.2012
 
Consumidores desconfiam do Facebook para fazer compras
 
 
 
19.jun.2012
 
Pinterest: Soma e segue em tráfego e em vendas
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting