Academia   Seminários
 
 
 
 
     
 
17.jan.2012
QR Code

QR Codes: o que são e quem os usa


Comecemos por fazer uma pequena sondagem: Quem sabe o que é um QR Code, por favor, meta a mão no ar. Foi isto que foi feito nos Estados Unidos e que de seguida apresentamos os resultados.

Para quem ainda não sabe o que é um QR Code: as siglas QR significam quick response. Este é um sistema que originalmente foi criado para a catalogação e identificação rápida de peças automóveis nas grandes fábricas. Mais tarde, esta codificação começou a ser usada para adicionar números de telefone às listas de contactos de forma rápida e nos últimos anos, com a generalização dos smartphones, a sua utilização tem sido funcionar como atalho para aceder a web sites.

Cada vez mais os QR Codes fazem parte do nosso dia-a-dia e estão presentes por todo o lado. A publicidade presente em revistas, jornais, panfletos ou moopies já inclui muitas vezes um QR Code que direccione o consumidor para um web site, normalmente uma landing page, específico do produto anunciado.
O estudo realizado pela consultora Chadwick Martin Bailey para o mercado norte-americano mostra que 79% dos utilizadores regulares da Internet nunca ouviram falar de QR Codes, no entanto quando lhes foi perguntado se conseguiriam identificar um QR Code se vissem um, neste caso 81% respondeu afirmativamente.
 
 

Os motivos que levaram os utilizadores a usar os QR Codes são interessantes de analisar. Em primeiro lugar, com 46% temos os utilizadores que testaram o código por curiosidade, 41% utilizou o serviço para obter mais informação acerca de algum produto ou marca, 18% usaram o serviço para tirar partido de um desconto ou oferta, 16% para ter acesso a conteúdos exclusivos, apenas 6% utilizaram os códigos para adquirir algum produto, os restantes 3% não especificaram a utilização.
 
 

Não dispomos de dados estatísticos para o mercado português, mas deverão de ser muito próximos da realidade percentual norte-americana. Apesar do número de utilizadores com smartphones a utilização de QR Codes ainda não se tornou algo generalizado.



 


Links

http://www.emarketer.com

 










 


Artigos Relacionados


26.out.2010
O que são apps?
 

 

8.out.2009
Web Móvel cresce nos Estados Unidos
 

 

26.nov.2014
Como melhorar as suas campanhas de social media no Natal
 

 

28.set.2010
A realidade revista e aumentada.
 

 

27.nov.2013
O Geomarketing via Telemóvel
 


 

 
Autores
     
     
    Ver Todos  
 
Formação Inesting