29.jan.2017
As horas do Facebook

Qual a melhor hora para publicar no Facebook?


Uma das perguntas que surge em primeiro lugar a um gestor de redes sociais é: qual a melhor hora para publicar no Facebook. Todos os gestores de páginas Facebook se perguntam sobre este factor, o qual pode ter importância no alcance das suas publicações. então, será que há uma hora indicada para publicar ou isso é indiferente?
Apesar de ser uma questão importante, vamos tentar em poucas linhas abordar este tema que traz sempre consigo uma grande carga de stress para todos os gestores de redes sociais.

Por essa internet fora existem milhares de artigos que abordam este tema. Centenas e centenas de infografias lindíssimas onde se explicam as melhores horas para publicar. Todas estas análises e dados pecam por serem demasiado generalistas e, normalmente, de realidades distintas das do país onde o nosso público-alvo se encontra.
 
É muito importante conhecer o público-alvo e tentar aproximar-nos da sua realidade e do seu dia-a-dia. Por exemplo, os utilizadores de uma faixa etária entre os 13 e os 18 anos tem uma propensão maior para estarem ligados às 18h00 do que por exemplo um público entre os 30 e os 40 anos. O local onde vivem também tem influência. Em certos países, sobretudo durante a semana de trabalho, os utilizadores vão para a cama mais cedo. Então, de nada serve estar a publicar às 22h00 só por que outra página que gerimos, com público de outro país, tem um bom comportamento a essas horas mais tardias.
 
Outro factor que pode influenciar um maior ou menor alcance, ou consumo, das vossas publicações é o tipo de conteúdo. Imaginem publicar um vídeo de 15 minutos, muito bem feito, relevante para o seu público, mas este público encontra-se no seu horário de trabalho e a única coisa que faz é, eventualmente, clicar no gosto e seguir o seu caminho sem pensar mais no que viu ou deixou de ver.
 
A sugestão que vos dou é que, em primeiro lugar, conheçam o vosso público-alvo, leiam as estatísticas que o Facebook vos dá e vão acompanhando o dia-a-dia do país no qual publicam.
Apesar de a melhor hora para publicar no Facebook ser uma questão pertinente, não devemos de ver como uma desvantagem. Estamos a falar do mundo digital e das redes sociais. Aqui temos um terreno fértil em experimentação e em dados quase imediatos. Imaginem que estávamos a falar em lançar um anúncio numa televisão ou numa rádio, em que não tínhamos tantos dados à disposição e os custos seriam muito mais elevados.
 
Respondendo à pergunta: Qual a melhor hora para publicar no Facebook? – qualquer hora é uma boa hora. Tudo depende das pessoas com as quais está a comunicar.


 







 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting