24.set.2009
Quando o boca-a-boca tem preço

Quando o boca-a-boca tem preço


O poder do boca-a-boca ultrapassa barreiras, podendo atingir distâncias não previstas. Este, sempre foi o meio utilizado pelas pessoas para comprar ou para saber mais sobre um determinado produto junto do seu círculo de confiança.

Uma opinião transmitida por alguém que conhecemos, e a quem damos crédito, é tão ou mais forte que uma mensagem transmitida por uma determinada marca.

O marketing do boca-a-boca pode assumir diferentes formas, por exemplo algumas empresas escolhem determinados tipos de pessoas para propagá-lo.

Haverá diferenças entre pagar a uma figura conhecida para tweetar sobre uma determinada marca e pagar um cachet a outra para figurar num anúncio televisivo? Do ponto de vista da publicidade não existem muitas diferenças.

De acordo com o artigo da Advertising Age, o foco do debate assenta na legitimidade de um boca-a-boca pago face ao orgânico, num discurso que confronta os meios tradicionais com o universo do social media, nomeadamente o recurso a tweets e posts pagos em blogs.

As opiniões dividem-se. Numa visão mais céptica e purista sobre o tema, este facto pode levar a comprometer a integridade do canal e, por sua vez levantar questões éticas. Por outro, é encarado como parte integrante dentro dos meios de comunicação e que a aliança só tende a ser proveitosa para todas as partes.

É um facto que o boca-a-boca orgânico tal como o conhecemos não se pode, efectivamente, pagar. No entanto, quando o mesmo é planeado e pago a intervenientes em diversos meios online não deixa de ser válido. Opiniões à parte, estamos perante a evolução.
 




Fontes



Links


 











Artigos Relacionados



29.mar.2011
 
Uma visão sobre a verdadeira audiência do Twitter
 
 
 
13.nov.2009
 
10 segundos de fama para o vídeo online
 
 
 
28.ago.2009
 
Twitter para profissionais
 
 
 
14.ago.2012
 
Pinterest Marketing: O Pinterest ao serviço das marcas
 
 
 
11.nov.2009
 
Fenómeno dos saldos ataca social media
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting