28.out.2014
Benckmark - "Os ovos da galinha da vizinha"

Novos relatórios de Benchmark disponíveis no Google Analytics


Antes de expormos as potencialidades destes novos relatórios do Google Analytics, é importante perceber afinal, o que um Benchmark?

Podemos dizer resumidamente que Benchmark ou Benchmarking é nem mais nem menos que, um processo de análise de mercado. Esta análise, normalmente focada nos aspetos a melhorar dentro de uma organização, irá permitir identificar e adotar as boas práticas utilizadas pela concorrência, sejam elas a nível funcional, operacional ou até mesmo competitivo. Por outras palavras iremos analisar o mercado e definir as nossas referências.

Tendo esta descrição em consideração torna-se fácil prever quais os dados que podemos extrair desta nova funcionalidade de análise web.

Se no universo offline procurávamos saber se “a galinha da vizinha punha mais ovos que a minha”, ou em quanto tempo a galinha da vizinha punha um ovo, na era digital, e considerando que vendo os ovos da minha galinha online, vou conseguir comparar o desempenho do website com outros sites do mesmo sector e melhorar a minha performance.

Estes relatórios já estão disponíveis no Google Analytics, e o nome adotado em português é "Testes de Referência", facilmente acessíveis no separador público-alvo e através dos quais podemos na teoria cruzar os 1600 sectores de atividade, com os 1250 mercados (países) disponíveis e ter acesso a relatórios por:

.Canais
.Localização
.Dispositivos

E avaliar as seguintes métricas:

Aquisição

. Visitas
. % Novas Visitas
. Novos Utilizadores

Comportamento

. Páginas por Visita
. Duração média por Visita
. Taxa de rejeição

Posso saber, por exemplo, que os sites do mesmo sector, na Bélgica, têm uma percentagem de + 50% de novas visitas em relação ao meu site, através da pesquisa paga.

Deixo um ScreenShot de como nos chegam estes resultados:




Imagens



Fontes


 







 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting