29.jul.2014
Google Webmaster Tools SEO Internacional

Google facilita o SEO Internacional nos sites


Quando um único site serve múltiplos países e idiomas, coloca um problema para os motores de busca que têm que decidir qual a versão da página melhor se adequa ao utilizador final de acordo com as características deste.

O resultado pretendido é simples. Se um site tem uma versão em espanhol, e alguém pesquisa por ele na Argentina, então é claro que é esta versão que deve ser mostrada. Contudo para um motor de busca esta decisão não é assim tão fácil.

Existem um conjunto enorme de factores que são considerados, e que acabam não raras vezes por confundir os resultados, e acabamos por ver as versões de site menos adequadas.

O Google admite esta falha, e nos últimos anos tem lançado algumas hipóteses de resolução, mais especificamente através da anotação rel-alternate-hreflang.
No entanto a boa implementação desta medida levanta dúvidas, e é comum existirem erros que impedem a sua correcta interpretação. “Responsáveis de sites por todo o mundo, não têm sido tímidos em contar-nos as suas dificuldades a este nível” disse sobre Gary Illiyes um dos responsáveis Google nesta área.

Por isso foi lançado recentemente um debugger. Dentro do Google Webmaster Tools, os proprietários dos sites que já tiverem implementado esta solução, podem agora verificar se existem falhas no seu funcionamento, e assim corrigi-las mais rapidamente.

Caso já utilize a anotação rel-alt-hreflang, é obrigatória a visita a esta ferramenta. Basta ir a Tráfego de Pesquisa > Segmentação Internacional.


 











Artigos Relacionados



22.jan.2008
 
Google lança Guia Rápido para o Webmaster Tools
 
 
 
27.mai.2015
 
Google Search Console - o que é?
 
 
 
27.jun.2008
 
Webinários SEM Gratuitos que se aproximam
 
 
 
17.jul.2012
 
As Ferramentas Analytics e Webmaster Tools
 
 
 
27.abr.2009
 
Alguns passos para ser popular na web
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting