Academia   Seminários
 
 
 
 
     
 
17.jul.2012
SEO para Páginas de Facebook

SEO para Páginas de Facebook – Boas-Práticas para melhorar o Ranking de uma Página Facebook


Muito se ouve falar sobre técnicas de SEO para a optimização de sites sob o propósito último de alcançar um bom ranking nos motores de busca. Também em relação às páginas Facebook existem um conjunto de boas-práticas que se podem ter em consideração, com a mesma finalidade e, vários são os estudos que podemos encontrar sobre esta matéria. Em forma de apanhado, abaixo encontram-se alguns dos pontos fundamentais.

1.Título da página
O título da página deverá estar relacionado com a área de negócio e deverão ser evitados nomes demasiado longos ou demasiado genéricos.

2. Definição de URL
O URL da Página Facebook deverá conter o nome da marca. Além de demonstrar profissionalismo é a forma mais fácil de ser encontrado na internet.
 
3. Separador ‘Sobre’
É neste separador que deverão estar concentradas a grande parte das palavras-chave associadas à area de negócio de uma empresa e ainda links importantes para diversas páginas (por exemplo, site, blog,...).

4. Separadores Personalizados
As páginas Facebook permitem a criação de separadores personalizados com o objectivo de colocar informação adicional. Nestes separadores é também fundamental que estejam incluídas palavras-chave relevantes, textos optimizados do ponto de vista do SEO, links, entre outras informações.
 
5. Publicação de Conteúdos
A publicação de conteúdos relevantes é também uma das melhores formas de melhorar a indexação do mesmo, como também a relevância da página.
 
Sempre que for efectuada uma publicação, é aconselhado – sempre que possível – incluir o nome da marca/empresa.

Sempre que for partilhado algum conteúdo, é recomendado acrescentar uma descrição e não deixar o link isolado na página.

Uma vez que nos resultados das actualizações o número de caracteres é limitado, tornar o título da publicação relevante é mais uma das boas-práticas que se pode adoptar, devendo conter sempre que possível palavras-chave dentro do contexto do mesmo.

6. Acrescentar Descrições e Tags nas Imagens e Vídeos Publicados
Utilizar palavras-chave relavantes nas descrições das imagens e vídeos e identificar os intervenientes através de Tags sempre que se justifique. Por exemplo, na divulgação de um vídeo de um determinado evento, é recomendado que se inclua informação sobre o título do mesmo, acompanhado de uma breve descrição e identificados os principais intervenientes.

7. Enviar Links para a Página Facebook
Tal como acontece com os sites, as páginas no Facebook necessitam igualmente de receber links de qualidade, preferencialmente de várias páginas e blogs com autoridade no mercado.

8. Apostar nos Seguidores e Fomentar a Interacção
Os perfis individuais de utilizadores do Facebook reúnem uma série de links internos para páginas e interesses. Ora, quanto mais seguidores uma página possuir, mais links da página figurarão na lista de interesses dos mesmos, funcionando assim como uma espécie de link building interno.

Sempre que um seguidor gosta ou comenta uma publicação, está a criar uma ligação interna com determinado conteúdo para o seu próprio perfil. Um bom nível de interacção de uma página (gostos, comentários e partilhas), contribui para quer melhorar os resultados de uma página nos motores de busca quer para melhorar o engagement.
 
 
Estas são apenas algumas práticas que se podem ter em consideração para melhorar o ranking de uma página Facebook nos motores de busca.

É sabido que dinamização de uma presença no Facebook requer um planeamento e execução constantes e que em SEO não existem fórmulas milagrosas, no entanto a aplicação de algumas destas técnicas podem contribuir para o aumento da taxa de crescimento da uma página Facebook.



 


Fontes


 










 


Artigos Relacionados


18.dez.2012
A expansão do Facebook
 

 

8.jun.2010
Facebook cresce no Vídeo Online
 

 

27.jan.2015
Como verificar uma página Facebook
 

 

24.fev.2015
Internet of Things – A grande tendência de 2014 (ou não!)
 

 

24.mar.2015
Gestão de Publicidade online na palma da mão com as Apps AdWords e Facebook Ads!
 


 

 
Autores
     
     
    Ver Todos  
 
Formação Inesting