" />
 
          Academia   Seminários
 
 
 
 
     
 
16.jul.2011
Wise Shopping

Social Media + Mobile Web = Compras cada vez mais inteligentes


Noutras ocasiões já tive a oportunidade de reflectir sobre a dicotomia "shop online" vs "buy offline". Estas expressões procuram definir um padrão de comportamento de consumo identificado no processo de compra de alguns produtos (sobretudo de compra menos imediata).

Noutras ocasiões já tive a oportunidade de reflectir sobre a dicotomia "shop online" vs "buy offline". Estas expressões procuram definir um padrão de comportamento de consumo identificado no processo de compra de alguns produtos (sobretudo de compra menos imediata), que é basicamente o seguinte:
 
1. Para investigar as características do produto, as alternativas de preço, obter recomendações de amigos ou de pessoas que já compraram etc. o consumidor prefere cada vez mais usar a Internet - Shopping.

2. Para efectivamente comprar e adquiri o produto, prefere ir à loja física (motivos desde as preocupações de segurança do pagamento, custos de transporte, tempo das entregas, ou querer avaliar o produto in loco justificam esta acção) - Buying.

Uma alteração neste padrão tem sido detectada ultimamente com a popularização dos smartphones. Trata-se do "shopping online" while "buying offline", com os consumidores a aceder à web em plena loja para conhecer mais sobre o produto que pensam comprar.

E os Social Media estão a tornar-se o meio por excelência para este tipo de interacção. Um estudo da Knowledge Networks descobriu que 50% dos utilizadores de internet móvel nos EUA, usaram os Social Media (via terminais móveis) antes, durante ou depois da compra para suportar a sua decisão.

A acção mais comum feita via smartphone é a comparação de preços (27%) e leitura de críticas (24%), enquanto 16% dos inquiridos acedeu propositadamente para encontrar cupões ou descontos. Ainda 17% publicaram algum tipo de comentário sobre o produto entretanto comprado.



 


Fontes



Links


 










 


Artigos Relacionados


4.dez.2007
Críticas Online influenciam compras Offline
 

 

26.mar.2008
Também no Reino Unido se vai à Net antes de ir à loja
 

 

3.jan.2012
Consumidores desconfiam do Facebook para fazer compras
 

 

27.ago.2012
São cada vez mais os que investigam online um produto antes de o ir comprar a uma loja
 

 

21.mai.2008
Fariam compras pelo telemóvel?
 


 

 
Autores
     
     
    Ver Todos  
 
Formação Inesting