21.mai.2012
Google Analytics em Tempo Real

Três relatórios que talvez não saiba que tem no Google Analytics


Este ano o Google reformulou o aspecto gráfico do Google Analytics. Esta foi a optimização mais visivel de um conjunto de alterações que ao longo dos últimos meses foram colocadas online. As mais importantes passaram pelo lançamento de novos relatórios enquanto outros que já existiam passaram a ter mais destaque. Assim é provável que existam reports interessantes que ainda não se apercebeu que tem disponíveis.

Estas são as minhas 3 sugestões:

#1 Relatório Social
Uma das formas de medir o retorno do investimento feito em Social Media, ou por outro lado ponderar se esse é um investimento que faz sentido ser feito, é compreender o comportamento do tráfego no site oriundo dessas fontes.
Anteriormente esta análise teria que ser feita indirectamente, por filtragem dos relatórios de referências.

Por alguma razão não é possível exportar estes reports para excel.

Onde consultar?
Origens de Tráfego > Social

#2 Relatório Tempo Real
Faz ideia do que se passa exactamente neste momento no seu website? Quandos visitantes estão a vê-lo e em que página se encontram? Provavelmente não, mas se tem essa curiosidade, então pode usar os relatórios de Tempo Real do Google Analytics.

Estes reports ainda estão em BETA.e podem ser adequados para consultar a performance de campanhas de curta duração (1 dia) assim que ela é lançada. Mas atenção, este relatório pode ser um input mais para a tomada de decisão, mas não se aconselha extrapolar de imediato os resultados que se obtém em tempo real.

Onde consultar?
Página Inicial > Tempo Real

#3 Relatório Melhores Caminhos de Conversão
Numa leitura rápida descobriu que 90% das suas conversões vem de tráfego directo, e que por isso vai pausar as suas campanhas de publicidade. Poderá estar a fazer um erro muito grave, é que poderá estar a analisar apenas a visita que converteu, e ignorar o histórico de visitas que esse utilizador teve antes de converter.

O relatório “Melhores Caminhos de Conversão” lista as fontes das diversas interacções que um utilizador que gerou uma conversão teve com o site. Pode descobrir assim, que pode ser verdade que o tráfego directo lhe gera mais conversões, mas que a maioria desses visitantes só descobriram que o site existia graças às camapanhas de publicidade que tem online.
Onde consultar?
Conversões > Metas > Funis Multi Canal > Melhores Caminhos de Conversão
 


 











Artigos Relacionados



30.ago.2011
 
Google Analytics altera a forma como conta visitas
 
 
 
27.jun.2008
 
Webinários SEM Gratuitos que se aproximam
 
 
 
21.fev.2008
 
Interface Google Analytics
 
 
 
17.jul.2012
 
As Ferramentas Analytics e Webmaster Tools
 
 
 
13.jan.2008
 
OME 2008 - Online Marketing Espanha
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting