21.mai.2012
Google Penguin

Um vislumbre sobre o Google Penguin


O Google está constantemente a afinar o algoritmo que ordena as pesquisas com o objectivo de melhorar a qualidade dos seus resultados.

A última actualização foi baptizado com o nome de código "Penguin" foi feita no final de Abril, e as primeiras reacções da comunidade SEO, é que parece ter incidido (uma vez mais) sobre a valorização dos links externos.

O objectivo passou por penalizar aqueles sites que estão envolvidos em práticas de angariação de links que vão contra as guidelines Google nomeadamente: i) links pagos e ii) esquemas agressivos de troca de links (em que páginas sem relação particular entre si, criam uma rede de links com a única motivação de aumentar esta estatística artificialmente).

Parece ter também afectado sites cujos links externos apresentam um peso excessivo de anchor text (o texto que é linkado) igual. Por exemplo, se 80% dos links externos a apontar para um site tem como anchor text "rosas vermelhas", estes links terão sido desvalorizados, sobretudo para a pesquisa por... "rosas vernelhas".

A razão é no fundo penalizar aqueles sites que tentam manipular o algoritmo (sobretudo a sua componente de links externos) sem que isso se concretize numa melhoria para os visitantes.

É claro que pode acontecer que estas alterações tenham efeitos colaterais e atinjam "vitimas inocentes". Para esses casos mal catalogados, os chamados “falsos positivos” o Google disponibilizou um formulário para recolha de feedback:
 

 




Fontes



Links


 











Artigos Relacionados



9.mai.2011
 
Um olhar sobre o update Google Panda: como o Google entende a Qualidade de uma Página
 
 
 
31.jan.2012
 
Google altera algoritmo para penalizar sites com excesso de anúncios
 
 
 
22.jan.2008
 
Google lança Guia Rápido para o Webmaster Tools
 
 
 
15.fev.2011
 
SEO e Meta Tags: valerá ainda o esforço?
 
 
 
4.mar.2009
 
Localidade francesa prefere mudar de nome, a afundar-se no Google
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting