Academia   Seminários
 
 
 
 
     
 
30.abr.2009
metodologia inesting dos 6 passos para o SEO

Uma metodologia de SEO (6 passos)


Este artigo tem mesmo como fonte o laboratório da casa em Search Engine Optimization. São os 6 passos que recomendamos para a implementação de trabalho de SEO.

1. Pesquisa de Palavras-Chave 

A palavra-chave ideal é relevante no âmbito do produto / serviço a promover, tem muitas pesquisas e pouca concorrência. Deveremos associar um máximo de 3 palavras-chave a cada página.

Depois de definidas as palavras-chave objectivo, é importante tirar um fotografia do status de rankings, para posterior avaliação dos progressos.
 
2. Eliminar Barreiras à Indexação 

A optimização técnica passa por eliminar barreiras à indexação do site pelos motores de busca. Algumas das situações mais típicas de não indexação são páginas de acesso privado, links não interpretados (ex: Flash ou Javascript) ou páginas orfãs.

As medidas mais comuns para eliminar problemas de indexação são criar Mapas de Sites e Trilhos de Navegação HTML.

3. Optimizar Conteúdos 

O title tag é talvez o parâmetro de optimização de conteúdo mais importante. Os textos da página devem casar a usabilidade e leitura dos utilizadores com a dos motores de busca. Os nomes dos ficheiros e imagens podem e devem conter palavras-chave objectivo.

4. Optimizar Links Internos 

Os links internos são uma forma de definir uma hierarquia interna das páginas aos olhos dos motores de busca. O anchor text (texto linkado) permite realizar uma associação entre palavras-chave e a página de destino em causa. Use sempre que possível um anchor text.
 
5. Promover Links Externos
 
Os motores de busca interpretam a internet como um mega concurso de popularidade. Nem todos os links contam o mesmo para os motores de busca. O registo em directórios é apenas a forma mais fácil de gerar links externos para o nosso website, mas recorde queexistem outras formas.

6. Análise
 
É importante monitorizar a performance dos trabalhos de SEO. Para análise mais correcta e fiável deve-se evitar analisar resultados poucos dias depois de implementadas as medidas de SEO.

A utilização de uma ferramenta de web analytics permite analisar o impacto das medidas de SEO no bolo total de tráfego do website. Numa óptica de reciclagem e visão de longo-prazo, é também importante analisar a evolução das tendências de pesquisa.
 



 










 


Artigos Relacionados


27.abr.2009
Alguns passos para ser popular na web
 

 

21.mai.2012
Um vislumbre sobre o Google Penguin
 

 

15.abr.2009
Para os motores de busca, o respeitinho é muito bonito...
 

 

31.jan.2012
Google altera algoritmo para penalizar sites com excesso de anúncios
 

 

15.fev.2011
SEO e Meta Tags: valerá ainda o esforço?
 


 

 
Autores
     
     
    Ver Todos  
 
Formação Inesting