11.set.2010
Palavras Spammy nos Emails podem estragar tudo?

Uma palavra errada pode estragar tudo?


O tema do momento no email marketing é a taxa de entrega. Sim, a campanha é bonita e o produto interessante. A lista de subscritores até foi gerada com permissão explícita. Tudo parece OK, mas não surge o retorno... O mais provável é que os seus emails não estejam a chegar aos destinatários.

Múltiplos factores condicionam o SPAM Score dos emails, isto é, o rating com que são catalogados pelos filtros de SPAM, para decidir se o mesmo é SPAM (e é barrado ou desviado para o Junk Folder) ou não é SPAM e é entregue normalmente no Inbox do destinatário). Mas o que gostaria de abordar hoje é o conteúdo de texto e o aspecto particular das 'SPAMMY Keywords'.

Se pesquisar na sua pasta de SPAM poderá reparar como grande parte dos emails têm assuntos como 'Bonus Prize', 'Grow 2 Inches', 'Special Discount' ou simplesmente ‘Hello Rui!!!’. De facto, estatisticamente existem palavras que surgem com maior frequência em emails de cariz publicitário não solicitado pelos destinatários.

Este factor permitiu aos filtros anti-spam incluir nos seus algoritmos de filtragem dicionários de palavras que quando detectadas, penalizam o SPAM score do email em causa.

A boa notícia é que a utilização de palavras tipicamente associadas a SPAM não é motivo suficiente para o seu email ser barrado por filtros anti-SPAM. Porém, um email com um assunto que use uma má escolha de palavras, aliado a outros factores penalizantes, poderão assinar a sentença de morte da sua campanha de email marketing.

Em resumo, continue a centrar-se no seu consumidor alvo, mas a próxima vez que esteja a enviar uma campanha com o assunto ‘Bónus de Desconto Especial de 50%!!!’ altere para algo do tipo ‘Redução de Preço Significativa’ e explique melhor o que pretende dizer no corpo do email.

Na Web existem vários recursos com listas de SPAMMY Keywords. Infelizmente a maioria estão em língua inglesa, mas creio que vale a pena fazer uma consulta.
 




Links


 











Artigos Relacionados



17.nov.2008
 
Spammers têm lucro apesar de uma taxa de conversão microscópica
 
 
 
11.mar.2011
 
O que você sabe sobre a performance das suas campanhas de Email Marketing
 
 
 
31.jul.2012
 
Símbolos na Linha de Assunto
 
 
 
18.nov.2008
 
A geração das listas de envio para Email Marketing
 
 
 
23.abr.2011
 
Social Media Killed the Email Star?
 
 
 
 




Autores
     
     
     
 
Formação Inesting